Questões de Fundação Carlos Chagas - História - Escravidão - Professor - História
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 6
396175
Banca: FCC
Órgão: SEDUC/BA
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2018
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Escravidão
protagonizado por liberais de vários grupos sociais (trabalhadores e proprietários) que reivindicavam o fim da escravidão e da Monarquia.
organizado exclusivamente por ex-escravos libertos e mulatos livres que assumiram o combate à escravidão e apregoavam a democracia racial.
apoiado pelo governo imperial brasileiro para responder politicamente à pressão do governo inglês, que combatia a escravidão e o tráfico.
patrocinado pelo Partido Republicano Paulista para impor a solução imigrantista e republicana como saída para a crise da exportação de café.
composto por republicanos e monarquistas contrários à escravidão e defensores do direito à cidadania do ex-escravo.
Questão: 2 de 6
396172
Banca: FCC
Órgão: SEDUC/BA
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2018
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Escravidão
a repressão ao tráfico internacional pela Lei Eusébio de Queiróz, a abundância de escravos na Bahia, destino importante na rota do tráfico internacional, e o crescimento da economia cafeeira no Sudeste.
a crise da produção canavieira na costa litorânea nordestina, a resistência africana aos traficantes e o baixo preço do escravo oriundo da Bahia.
o excedente de mão de obra em algumas províncias, como a Bahia, a facilidade da navegação de cabotagem e a necessidade de braços para expansão das ferrovias no eixo Rio-São Paulo.
o controle exercido pela Inglaterra após a Lei Bill Aberdeen, a mudança do eixo econômico, do nordeste para o sudeste, com a recente descoberta de ouro, e o aumento da procura por escravos urbanos existentes na Bahia.
o cumprimento da Lei Feijó, que proibia a compra de escravos ultramar, o interesse do governo imperial em diminuir a população negra baiana e o surgimento de engenhos na região sudeste.
Questão: 3 de 6
222050
Banca: FCC
Órgão: SEDUC/ES
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2016
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Escravidão
imigração e a urbanização alteraram a realidade social brasileira e trouxeram uma nova ordem de problemas, pois, as oligarquias, principalmente as ligadas à lavoura cafeeira para manter seu poder econômico, estimularam o desenvolvimento industrial, no Segundo Reinado.
conciliação entre a modernização dos meios de produção e a escravidão, pois, estimulada pela forma democrática e descentralizada do parlamentarismo, no Segundo Reinado, garantia ao imperador governar em sintonia com os interesses econômicos das elites e os da população.
expressão política das estruturas de poder da ordem oligárquica brasileira, pois, com o controle político, as elites, especialmente a cafeeira, puderam acionar mecanismos para garantir e maximizar seus lucros e suas fontes de poder, firmando o caráter oligárquico do Segundo Reinado.
ideia do escravismo como única forma de trabalho possível começou a se fortalecer, pois com o controle político as elites oligárquicas, impulsionadas pela necessidade de mão de obra para as lavouras, impuseram a manutenção das formas de escravidão no Segundo Reinado.
questão da terra e do trabalho escravo marcou os problemas sociais do Segundo Reinado, pois, com a ascensão da oligarquia cafeeira, os trabalhadores livres ou ex-escravos passaram a reivindicar seus direitos e desestruturar o sistema de produção escravista, vigente desde a colonização.
Questão: 4 de 6
119825
Banca: FCC
Órgão: SEPLAG/MG
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2012
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Escravidão
o embarque de africanos escravizados para a América, atividade que durou mais de três séculos e fez dos africanos e seus descendentes a principal força de trabalho no Brasil, até o final do século XIX.
o regime de escravidão existente na África subsaariana antes da chegada dos europeus, com o comércio de cativos sendo realizado com as áreas islamizadas ao norte do continente.
as semelhanças existentes entre os africanos escravizados trazidos para a América por mais de três séculos, do ponto de vista social, político, econômico e cultural.
a forma como os africanos escravizados seriam tratados na América, com direito à educação religiosa cristã, assim como à integridade física e à cidadania.
Questão: 5 de 6
119185
Banca: FCC
Órgão: SEDUC/SP
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2011
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Escravidão
uma das grandes imigrações voluntárias dos povos africanos na época moderna.
um dos maiores movimentos populacionais forçados da história da humanidade.
o grau de conhecimento tecnológico da indústria naval europeia no século XV.
um dos mais intensos intercâmbios comerciais entre os americanos e os africanos.
o sistema triangular de comércio adotado pelos portugueses no século XVII.