Questões de Concurso para Fundação Carlos Chagas - Secretaria de Estado de Educação de São Paulo - Professor - História

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 141

528ce9e99c41281700000056

copy

Banca: FCC

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2010

Matéria/Assunto:

unidade territorial do Brasil e o centro do debate político foi dominado pelos temas da centralização ou descentralização do poder, do grau de autonomia das províncias e da organização das Forças Armadas.

estabilidade administrativa dos estados e o centro do debate político foi dominado pelos temas do autoritarismo ou democratização, da extinção do poder Moderador e da criação do Exército Nacional.

legitimidade do poder central e o centro do debate político foi dominado pelos temas da organização liberal ou conservadora do Estado, do grau de autonomia do Executivo e a formação das Assembleias Provinciais.

reforma destinada a dar ampla flexibilidade ao sistema político e o centro do debate político foi dominado pelos temas da adoção do regime baseado nos princípios republicanos, e da criação da Guarda Nacional.

consolidação da Independência e o centro do debate político foi dominado pelos temas do papel de um Estado liberal ou autoritário, da redução da autonomia das províncias e da revogação do Código Civil.

Questão: 2 de 141

528ce9e99c41281700000057

copy

Banca: FCC

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2010

Matéria/Assunto:

pelas reformas de base, em 1963.

pelos governos militares após 1964.

pelos governos democráticos, após 1982.

pelo plano de estabilização, em 1986.

pela política neoliberal dos anos 1990.

Questão: 3 de 141

528ce9e99c41281700000058

copy

Banca: FCC

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2010

Matéria/Assunto:

não refrearam o desenvolvimento da consciência de ser brasileiro.

foram exemplos concretos da existência da consciência nacional.

não pensavam o Brasil como uma unidade diversa de Portugal.

tinham em comum as idéias francesas como fonte inspiradora.

não visavam a tornar independente toda a colônia portuguesa.

Questão: 4 de 141

528ce9ea9c4128170000005a

copy

Banca: FCC

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2010

Matéria/Assunto:

clareza dos códigos da exposição e da organização dos objetos.

proteção e valorização do patrimônio e da diversidade temporal.

constituição de uma memória e da preservação de um passado.

importância de um fato histórico e da observação da arte antiga.

interligação da pesquisa e educação e do passado e a história.

Questão: 5 de 141

56900e8d3536340009000051

copy

Banca: FCC

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2011

Matéria/Assunto: Educação > Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino

deixaria o assunto de lado, na medida em que esse é um assunto que só diz respeito aos alunos.

procuraria o grupo e diria que ouviu a conversa e gostaria de conversar sobre isso.

esperaria a visita da supervisora de ensino, para relatar-lhe o fato e se aconselhar.

comunicaria o fato ao Conselho Tutelar, para que ele notificasse os pais do 4o ano B.

comentaria, na HTPC, que a falta de educação familiar traz o bullying para a escola.