Questões de História - Historiografia e Ensino de História - Fundação para o Desenvolvimento da UNESP
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 3
52ced1b70e4b1ae108001225
Banca: VUNESP
Órgão: Fundação para o Desenvolvimento da UNESP
Cargo(s): Historiógrafo
Ano: 2013
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História
A chamada Guerra de Canudos foi o confronto entre um movimento popular de fundo sociorreligioso e o exército da República, ocorrido entre os anos de 1896 e 1897, no arraial de Canudos, interior da Bahia. Vários foram os fatores que desencadearam essa guerra como, por exemplo,
a crença de que a Monarquia recém-destituída seria restabelecida sob o comando de Antônio Conselheiro, líder político do arraial de Canudos.
a ocorrência de secas cíclicas no nordeste brasileiro e, por consequência, a perda das plantações de subsistência, a morte do gado e a fome generalizada.
o grande número de reses sem dono espalhadas pela região.
a chegada de migrantes oriundos de vários estados do Nordeste em busca de novas terras para o plantio.
a convocação de escravos libertos pelo exército da República, provocando revolta entre os seguidores de Antônio Conselheiro.
Questão: 2 de 3
52ced1b90e4b1ae10800123c
Banca: VUNESP
Órgão: Fundação para o Desenvolvimento da UNESP
Cargo(s): Historiógrafo
Ano: 2013
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História
Ao longo dos séculos, os conceitos de tempo, história e memória sofreram inúmeras mudanças e novas interpretações. Leia com atenção as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
Em Aristóteles, o conceito de memória é sinônimo de conhecimento.
Para os gregos antigos, o conceito de história significava rememorar.
No final do século XIX, surge o conceito de história como ciência.
O saber ocidental considera que o conceito de história teve início na Grécia do século V a.C., a partir das reflexões de Heródoto sobre mitologia, memória e política.
Com o avanço da modernidade capitalista e a hierarquização dos saberes, ocorre o prevalecimento da história como ciência em relação à memória.
Questão: 3 de 3
52ced1b90e4b1ae10800123d
Banca: VUNESP
Órgão: Fundação para o Desenvolvimento da UNESP
Cargo(s): Historiógrafo
Ano: 2013
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História
Segundo uma corrente de historiadores, é possível esquematizar as atitudes coletivas perante o passado, o presente e o futuro. Nas colunas apresentadas a seguir, encontram-se, respectivamente, o período histórico a ser analisado (número) e a atitude coletiva perante a ideia de tempo letra).
Após analisar as duas colunas com bastante atenção, faça a conexão entre elas.
Assinale a alternativa que apresenta a conexão correta entre as colunas.
1-b; 2-d; 3-a; 4-c.
1-d; 2-c; 3-b; 4-a.
1-c; 2-a; 3-d; 4-b.
1-b; 2-a; 3-c; 4-d.
1-a; 2-b; 3-c; 4-d.