Questões de Fundação Vunesp - Educação - Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta - 2019
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Questão: 1 de 5
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Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Cerquilho/SP
Cargo(s): Agente de Organização Escolar
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta
representar o governo perante a direção da escola.
autorizar criação de turmas e matrícula dos interessados.
aprovar os planos de aula elaborados pelos docentes.
gerenciar os recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).
deliberar sobre questões financeiras no âmbito da escola.
Questão: 2 de 5
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Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Peruíbe/SP
Cargo(s): Secretário de Escola
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta
deferido, uma vez que tem mais de dezesseis anos e possui atividade remunerada.
indeferido, pois não comprovou exercer atividade remunerada em jornada de quatro horas diárias.
deferido, uma vez que o aluno está matriculado no período noturno.
indeferido, pois não apresenta requisito algum que o abone da prática da educação física.
deferido, pois já pratica outra atividade física regularmente.
Questão: 3 de 5
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Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP
Cargo(s): Professor - Ciências
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta
A responsabilidade pelo fracasso escolar se deve à distância ou ao desinteresse dos pais, exigindo que a escola os conscientize nesse sentido e cobre uma participação efetiva de compromisso educativo.
A escola deve valorizar os professores como representantes do saber, evitando que as falas dos pais, frequentemente de cultura iletrada, interfiram na realidade do aluno e desestimule o fazer pedagógico.
É preciso superar o estigma do fracasso escolar, o que acontece quando a escola nivela as exigências de acompanhamento dos pais, independentemente dos diferentes níveis de aprendizagem dos alunos.
As condições próprias de cada família para essa interação têm de ser consideradas quando a escola estipula suas exigências quanto ao acompanhamento dos alunos pelos pais.
É importante que as conversas sobre desempenho dos alunos estejam devidamente colocadas nas reuniões coletivas semestrais, quando os limites e possibilidades de cada aluno são partilhados junto ao grupo de pais.
Questão: 4 de 5
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Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Araçatuba/SP
Cargo(s): Oficial Administrativo
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta
ela só poderá ocorrer ao final do ano letivo, portanto, a genitora deverá ser orientada para retornar à unidade escolar após conclusão da série/ano/curso; único momento em que é possível informar a carga horária e os dias letivos correspondentes à fase em que o aluno está matriculado.
caberá a unidade escolar expedir histórico escolar, com as especificações cabíveis: aproveitamento, assiduidade, carga horária e dias letivos cursados pelo aluno até a data da expedição do documento.
após o pedido cabe à unidade escolar encaminhar o histórico escolar para unidade de ensino solicitada pelo responsável em até 60 dias corridos.
a secretaria da escola deverá comunicar imediatamente o órgão responsável – Secretaria Municipal de Educação no caso de escola municipal – para que ela emita a documentação necessária.
após atestar para instituição de origem, por meio do documento de declaração de transferência, firmado em duas vias, em que o aluno está matriculado e cursando uma série/curso/ano, a unidade de origem deverá arquivar o prontuário do aluno para eventuais consultas.
Questão: 5 de 5
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Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Valinhos/SP
Cargo(s): Professor - Educação
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Análise de dificuldades, problemas e potencialidades no cotidiano escolar em sua relação com a sociedade concreta
a comunidade, promovendo o desenvolvimento e a democracia a partir de um trabalho com objetivos pedagógicos e valores de cidadania.
as famílias a participarem dos eventos da escola, ajudando nas festas organizadas pelo colegiado de pais da escola.
os alunos no sentido de que compreendam o valor da educação para o seu futuro e se dediquem com afinco aos estudos.
a comunidade escolar a ajudar na segurança externa da escola, para garantira regularidade da frequência dos alunos às aulas.
os diferentes segmentos da escola, educadores, funcionários, pais e alunos, no sentido de promover um convívio saudável entre eles.