Questões de Fundação Vunesp - Historiografia e Ensino de História - 2019

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Questão: 1 de 43

323630

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. São José dos Campos/SP

Cargo(s): Professor - História | PEB II

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História Mundial / Historiografia e Ensino de História

não apresentam as sociedades indígenas na época da chegada europeia na América, tratado com um espaço desabitado.

consideram que os povos indígenas não deixaram seus traços culturais na formação da sociedade brasileira.

avaliam que os índios encontrados pelos primeiros colonizadores forjaram traços negativos no caráter do brasileiro.

operam com a noção de índio genérico, ignorando a diversidade que sempre existiu nessas sociedades.

enfatizam a visão das sociedades indígenas e, praticamente, não tratam do olhar dos colonizadores.

Questão: 2 de 43

323636

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. São José dos Campos/SP

Cargo(s): Professor - História | PEB II

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História Mundial / Historiografia e Ensino de História

estão diretamente relacionadas com o isolamento da História a partir de uma leitura crítica de sua relação com as demais áreas do conhecimento.

foram superadas pelo alinhamento do discurso cientifico, notadamente da área de ciências sociais, em relação ao nacionalismo europeu.

estão superdimensionadas diante da predominância na ciência histórica de uma narrativa refratária ao discurso das ciências sociais.

não podem ser pensadas de maneira dissociada dos grandes avanços alcançados nesse contexto a partir da ruptura da História com a ciência social.

culminaram na inserção da História nas ciências sociais a partir das transformações nas ciências em geral na chamada era das revoluções.

Questão: 3 de 43

323608

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. São José dos Campos/SP

Cargo(s): Professor - História | PEB II

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História Mundial / Historiografia e Ensino de História

ao defenderem currículos padronizados, valorizam o patrimônio cultural brasileiro uma vez que, ao estabelecerem um padrão uniforme considerado correto e verdadeiro, estimulam a cidadania e a pluralidade de ideias.

pretendem impulsionar uma formação pautada pela valorização dos personagens e narrativas dos chamados protagonistas de uma nação, como forma de exercitar a versão eurocentrista consagrada como patrimônio cultural do país.

não sofreram mudanças substanciais nos últimos anos em relação ao conteúdo e às práticas pedagógicas, com especial destaque para a permanência de conceitos considerados ultrapassados para o pleno exercício da cidadania.

estão inseridos em um contexto de manutenção de uma ordem social privilegiada, que considera fundamental o ensino de uma cidadania dissociada de uma prática que viole e ameace a neutralidade das ciências.

ao socializarem o conhecimento historicamente produzido, preparam as atuais e futuras gerações para a construção de novos saberes que valorizem o patrimônio cultural e estimulam a prática e a formação cidadã.

Questão: 4 de 43

323611

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. São José dos Campos/SP

Cargo(s): Professor - História | PEB II

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História Mundial / Historiografia e Ensino de História

os filmes, a partir de um determinado período, tornam-se obras anacrônicas e ultrapassadas que não podem mais ser utilizadas em sala de aula.

os sentidos dos documentos imagéticos antigos costumam permanecer inalterados ao longo do tempo diante dos avanços tecnológicos.

a pluralização de temas que os filmes abarcam pode prejudicar o ensino de humanidades diante de tanta diversidade de fontes de pesquisa.

os filmes devem ser constantemente utilizados e analisados considerando o processo histórico no qual foi produzido e a intencionalidade de seus sentidos.

o ensino de humanidades deixou de incorporar outras linguagens ao considerar o uso da linguagem audiovisual em suas práticas de ensino.

Questão: 5 de 43

323612

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. São José dos Campos/SP

Cargo(s): Professor - História | PEB II

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História Mundial / Historiografia e Ensino de História

uma forma de excluir a capacidade de criação e organização da prática didática dos professores que o utilizam.

um apoio básico que sistematiza conteúdos considerados e selecionados de acordo com a época na qual foi produzido.

o único suporte de ensino possível diante do pouco protagonismo de estudantes por causa das novas ferramentas de comunicação.

considerado obsoleto pelos professores diante da unidade de temas e assuntos abordados de forma acrítica.

um recurso didático que produz um saber de excelência diante da atemporalidade de seus temas e assuntos.