Questões de Fundação Vunesp - Português - Pontuação - Agente de Fiscalização

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 3

526812

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Sorocaba/SP

Cargo(s): Agente de Fiscalização

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Português > Sintaxe / Pontuação

as aspas em “Você nunca saberá o bem que sua carta me fez…” (1° parágrafo) servem para indicar que o autor do texto está se dirigindo diretamente ao leitor.

o ponto e vírgula em “Agora folheio outras cartas de amigos e amigas; são quase todas de apenas dois ou três anos atrás” (2° parágrafo) apresenta uma oposição entre o que está antes do ponto e vírgula e o que está depois.

o ponto de exclamação em “Mas, como isso está longe!” (2° parágrafo) indica o espanto do autor ao constatar que os dois ou três anos anteriores parecem ter ficado em um passado mais distante.

os dois-pontos em “E esse casal, santo Deus, como era amigo: fazíamos planos de viajar juntos pela Itália” (3° parágrafo) introduz uma citação dos diálogos com o casal de amigos.

as reticências em “Eu nem me lembrava mais dele…” (4° parágrafo) reforçam a ideia de que a fala faz parte da imaginação do autor do texto e pode não ter ocorrido na realidade.

Questão: 2 de 3

526813

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Sorocaba/SP

Cargo(s): Agente de Fiscalização

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Português > Sintaxe / Concordância nominal e verbal

Sinto um choque ao ler, esta carta antiga, que encontro em um maço de outras.

Sinto-me um pouco humilhado pensando como, certas pessoas, me eram necessárias.

Essa, que se acusa e se desculpa, de me haver maltratado e eu não me lembro de mágoa nenhuma.

Imagino que, em algum lugar do mundo, há alguém que neste momento remexe uma gaveta qualquer.

Essa carta, que não diz mais nada e apenas tem força ainda, para dar uma pequena e absurda pena de rasgá-la.

Questão: 3 de 3

437038

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Ribeirão Preto/SP

Cargo(s): Agente de Fiscalização

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Português > Sintaxe / Pontuação

contesta informação expressa anteriormente.

esclarece o conceito do autor sobre literatura.

reforça opinião que será apresentada ao leitor.

nega o conteúdo de informação anterior.

complementa e esclarece afirmação precedente.