Questões de Fundação Vunesp - Direito Civil - Responsabilidade civil
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 8
382339
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Barretos/SP
Cargo(s): Advogado
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das obrigações / Responsabilidade civil
lesões à sociedade, no seu nível de vida, tanto por rebaixamento de seu patrimônio moral – principalmente a respeito da segurança – quanto por diminuição na qualidade de vida.
dano moral coletivo, com viés de punição ao causador do dano, nos moldes do que é permitido na legislação que regula os direitos coletivos.
a possibilidade de reparação civil nas ações civis públicas, desde que ajuizada pelo Ministério Público, cujo valor será destinado ao Fundo de Reparações Públicas.
a indenização geral e irrestrita a qualquer pessoa que sofre um dano, seja a título culposo ou gratuito, compondo o que a doutrina e a jurisprudência passou a chamar de responsabilidade civil solidária.
o dano ambiental em que não é possível apontar um causador específico ao prejuízo social, cuja reparação será absorvida por toda a sociedade, por meio dos órgãos públicos responsáveis.
Questão: 2 de 8
358984
Banca: VUNESP
Órgão: Câmara de Bragança Paulista/SP
Cargo(s): Procurador Jurídico
Ano: 2013
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das obrigações / Responsabilidade civil
A regra da legislação civil é a reparação integral do ofendido, não devendo ser considerada a gravidade da culpa para fins de apuração da indenização.
O empregador, em regra, não responde pelos atos praticados pelos seus empregados, no exercício do trabalho que lhes competir, tratando-se de típica regra de responsabilidade subjetiva, salvo se praticou o ato por coação do empregador.
Além dos casos expressamente especificados em lei, a responsabilidade civil objetiva é regra quando a atividade desenvolvida pelo sujeito implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem.
A responsabilidade civil depende da criminal, devendo-se aguardar o desfecho da apuração da existência do fato e autoria no juízo criminal, para que, após, seja apurada a repercussão na esfera civil.
O direito de exigir reparação civil e a obrigação de prestá-la é personalíssimo, não se transmitindo com a herança.
Questão: 3 de 8
357486
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Poá/SP
Cargo(s): Procurador Jurídico
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das obrigações / Responsabilidade civil
Os transgressores das normas ambientais, ainda que tenham dado cumprimento às medidas necessárias à preservação ou correção dos inconvenientes e danos causados ao meio ambiente, sujeitam-se à perda ou suspensão de participação em linhas de financiamento em estabelecimentos oficiais de crédito.
Somente se comprovado a existência de culpa ou dolo, o poluidor será obrigado a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros afetados por sua atividade.
Somente nos casos em que demonstrado a culpa do poluidor, o Ministério Público da União e dos Estados terão legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal por danos causados ao meio ambiente.
O não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção dos inconvenientes e danos causados pela degradação da qualidade ambiental sujeitará os transgressores à perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais concedidos pelo Poder Público.
A execução das garantias exigidas do poluidor impede a aplicação das obrigações de indenização e reparação de danos.
Questão: 4 de 8
348288
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Pradópolis/SP
Cargo(s): Procurador Jurídico Legislativo
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das obrigações / Responsabilidade civil
O município responde objetivamente pelos danos causados por seus agentes, no exercício de suas funções.
Quando a atividade normalmente desenvolvida pelo autor do dano implicar, por sua natureza, risco para os direitos de outrem, a obrigação de indenizar prescinde da existência de nexo de causalidade entre a conduta e o dano.
Há culpa presumida dos empregadores em relação aos danos causados por seus empregados a terceiros, no exercício do trabalho que lhes competir.
É objetiva a responsabilidade do dono de animal, por dano por este causado, enquanto é subjetiva a responsabilidade do mero detentor de animal.
Em regra, o direito de exigir a reparação e a obrigação de prestá-la não se transmitem com a herança.
Questão: 5 de 8
344869
Banca: VUNESP
Órgão: TJ/AL
Cargo(s): Notário e Registrador - Remoção
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito Civil > Direito das obrigações / Responsabilidade civil
A capacidade econômica do ofendido não pode ser utilizada como parâmetro para arbitramento do dano moral.
A reparação por danos morais exige prova de que a imagem pública da autoridade identificada como coatora fora atingida.
A absolvição criminal por insuficiência de prova enseja indenização por danos morais.
O dano estético insere-se na categoria de dano moral e é passível de indenização em separado.