Questões de Fundação Vunesp - Direitos Difusos e Coletivos - Publicidade

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Questão: 1 de 14

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Banca: VUNESP

Órgão: Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul

Cargo(s): Defensor Público

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Direitos Difusos e Coletivos > Direito do Consumidor > Práticas comerciais > Publicidade

o meio de comunicação, na publicidade de produtos ou serviços por ele veiculados, manterá em seu poder, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem.

é enganosa quando induza o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.

é abusiva por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.

o ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem as patrocina.

Questão: 2 de 14

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Banca: VUNESP

Órgão: Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo

Cargo(s): Especialista em Proteção e Defesa do Consumidor l

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Direitos Difusos e Coletivos > Direito do Consumidor > Práticas comerciais > Publicidade

o ônus da prova da veracidade e correção da informação ou comunicação publicitária cabe a quem as patrocina.

o fornecedor, na publicidade de seus produtos ou serviços, manterá, por meio do veículo publicitário, para informação dos legítimos interessados, os dados fáticos, técnicos e científicos que dão sustentação à mensagem.

é enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, desde que inteiramente falsa, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.

é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado, essencial ou não, do produto ou serviço.

será abusiva somente se for discriminatória de qualquer natureza.

Questão: 3 de 14

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Banca: VUNESP

Órgão: Universidade Estadual de Campinas

Cargo(s): Procurador

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Direitos Difusos e Coletivos > Direito do Consumidor > Práticas comerciais > Publicidade

imposição de contrapropaganda.

suspensão de fornecimento de produtos ou serviços.

suspensão temporária de atividade.

intervenção administrativa.

proibição de fabricação do produto.

Questão: 4 de 14

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Banca: VUNESP

Órgão: Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Cargo(s): Juiz Leigo

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Direitos Difusos e Coletivos > Direito do Consumidor > Práticas comerciais > Publicidade

é caso de publicidade enganosa e abusiva simultaneamente, uma vez que induz o consumidor em erro quanto ao sabor da bebida e cria fantasia de que frutas e garrafas possam ter aspectos humanos.

o anúncio, por não ter características de publicidade, não ofende as regras do Código de Defesa do Consumidor.

trata-se de um caso típico de publicidade enganosa, tendo em vista que induz os consumidores ao erro quanto ao sabor da bebida.

é caso típico de publicidade abusiva. Crianças não podem participar de anúncios voltados ao consumo de bebidas alcoólicas. Além disso, a humanização de personagens instiga menores de idade ao consumo de produtos nocivos que a eles são proibidos.

revela-se caso de publicidade enganosa por omissão, pois não deixa claro quais são os reais efeitos da bebida alcoólica ao ser misturada com frutas.

Questão: 5 de 14

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Guararapes/SP

Cargo(s): Procurador Jurídico

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Direitos Difusos e Coletivos > Direito do Consumidor > Práticas comerciais > Publicidade

os efeitos da coisa julgada serão puramente Erga omnes.

os efeitos da coisa julgada serão puramente ultra partes.

os efeitos da coisa julgada serão Erga omnes, restrito ao grupo, categoria ou classe que sofreu o prejuízo.

não haverá coisa julgada material, e qualquer legitimado poderá intentar outra ação, com idêntico fundamento valendo-se de nova prova.

os efeitos da coisa julgada serão ultra partes apenas para beneficiar todas as vítimas e seus sucessores.