Questões de Fundação Vunesp - Educação - Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino - Médio

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 21

5f36e1b10905e9643b648ee3

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Peruíbe/SP

Cargo(s): Secretário de Escola

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino

têm como função primordial o repasse de recursos financeiros para as escolas públicas.

constituem a mais completa fonte de informações utilizadas pelo Ministério da Educação para a formulação de políticas e para o desenho de programas.

por serem amostrais, retratam de forma profunda e extensa o perfil da população estudantil brasileira.

subsidiam a elaboração de políticas e programas para o fortalecimento ensino superior.

retratam de forma profunda e extensa o perfil da população brasileira e a característica de seus domicílios.

Questão: 2 de 21

5f36e1b30905e9643c1c3138

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Peruíbe/SP

Cargo(s): Secretário de Escola

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino

ficha de matrícula.

cadastro docente.

histórico escolar.

ata de Conselho de Classe.

declaração de instituições frequentadas.

Questão: 3 de 21

5f84f8960905e94532f2bf72

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Araçatuba/SP

Cargo(s): Oficial Administrativo

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino

os formulários eletrônicos do Censo Escolar não poderão prever campos de preenchimento obrigatório.

abrange coleta de informações do ensino regular, educação especial e ensino superior.

seu preenchimento é obrigatório para todas as escolas públicas e privadas do País.

é realizado a cada dois anos: nos anos pares, são coletadas as informações das escolas, e nos anos ímpares, divulgados os resultados.

as informações coletadas são repassadas de forma informatizada pelas escolas, por meio do sistema Educacenso, durante todo ano letivo.

Questão: 4 de 21

60f43b1a0905e951e18a9d4b

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Araçatuba/SP

Cargo(s): Agente de Desenvolvimento Infantil

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino

a função de ensinar é da escola; assim, delegar aos pais os encargos profissionais que são específicos dos docentes pode piorar ainda mais a relação entre família e escola, que já não é boa.

o seio da família deveria ser considerado como um local privilegiado para se desenvolver a iniciação dos hábitos de estudo, mesmo antes de a criança começar a frequentar a escola.

a relação entre pais e escola precisa estar fundamentada na exploração dos primeiros sobre a segunda, pois os pais têm cada vez menos tempo para se dedicar à educação dos filhos.

o tipo de relação entre família e instituição de ensino necessita consistir simplesmente de uma “ajuda” gratuita dos pais à escola, a fim de que os genitores não fiquem sobrecarregados.

a contribuição que os pais devem dar aos filhos em sua aprendizagem deve ser basicamente a de ajudálos a serem aprovados em avaliações internas e externas, como o vestibular.

Questão: 5 de 21

6462492dc4e6b565932c9697

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo/SP

Cargo(s): Professor - Educação

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Educação > Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino

Policêntrico.

Concêntrico.

Agocêntrico.

Androcêntrico.

Antropocêntrico.