Questões de Fundação Vunesp - Educação - Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino - Médio
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 21
5f36e1b10905e9643b648ee3
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Peruíbe/SP
Cargo(s): Secretário de Escola
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino
têm como função primordial o repasse de recursos financeiros para as escolas públicas.
constituem a mais completa fonte de informações utilizadas pelo Ministério da Educação para a formulação de políticas e para o desenho de programas.
por serem amostrais, retratam de forma profunda e extensa o perfil da população estudantil brasileira.
subsidiam a elaboração de políticas e programas para o fortalecimento ensino superior.
retratam de forma profunda e extensa o perfil da população brasileira e a característica de seus domicílios.
Questão: 2 de 21
5f36e1b30905e9643c1c3138
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Peruíbe/SP
Cargo(s): Secretário de Escola
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino
ficha de matrícula.
cadastro docente.
histórico escolar.
ata de Conselho de Classe.
declaração de instituições frequentadas.
Questão: 3 de 21
5f84f8960905e94532f2bf72
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Araçatuba/SP
Cargo(s): Oficial Administrativo
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino
os formulários eletrônicos do Censo Escolar não poderão prever campos de preenchimento obrigatório.
abrange coleta de informações do ensino regular, educação especial e ensino superior.
seu preenchimento é obrigatório para todas as escolas públicas e privadas do País.
é realizado a cada dois anos: nos anos pares, são coletadas as informações das escolas, e nos anos ímpares, divulgados os resultados.
as informações coletadas são repassadas de forma informatizada pelas escolas, por meio do sistema Educacenso, durante todo ano letivo.
Questão: 4 de 21
60f43b1a0905e951e18a9d4b
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Araçatuba/SP
Cargo(s): Agente de Desenvolvimento Infantil
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino
a função de ensinar é da escola; assim, delegar aos pais os encargos profissionais que são específicos dos docentes pode piorar ainda mais a relação entre família e escola, que já não é boa.
o seio da família deveria ser considerado como um local privilegiado para se desenvolver a iniciação dos hábitos de estudo, mesmo antes de a criança começar a frequentar a escola.
a relação entre pais e escola precisa estar fundamentada na exploração dos primeiros sobre a segunda, pois os pais têm cada vez menos tempo para se dedicar à educação dos filhos.
o tipo de relação entre família e instituição de ensino necessita consistir simplesmente de uma “ajuda” gratuita dos pais à escola, a fim de que os genitores não fiquem sobrecarregados.
a contribuição que os pais devem dar aos filhos em sua aprendizagem deve ser basicamente a de ajudálos a serem aprovados em avaliações internas e externas, como o vestibular.
Questão: 5 de 21
6462492dc4e6b565932c9697
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo/SP
Cargo(s): Professor - Educação
Ano: 2023
Matéria/Assunto: Educação > Articulação das diferentes instâncias e agentes educativos na construção da cidadania e na melhoria da qualidade do ensino
Policêntrico.
Concêntrico.
Agocêntrico.
Androcêntrico.
Antropocêntrico.