Questões de Fundação Vunesp - Educação - Relação professor/aluno

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Questão: 1 de 8

386862

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. São José dos Campos/SP

Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Educação > Relações presentes na prática pedagógica / Relação professor/aluno

aluno deve manter-se em silêncio e quieto durante a aula, para que possa aprender passivamente o que o professor ensina.

professor precisa ser aquele que “quebra a vontade” da criança, preparando-a para uma vida futura que exigirá humildade e acatamento.

escola tem de considerar a criança um pequeno adulto que se vai educando de acordo com as características próprias da vida adulta.

criança forma-se do exterior para o interior, cabendo à escola impor a ela as regras e os valores que norteiam o bom convívio social.

educação verdadeira e sólida é uma autoeducação, em que a criança tem de escolher daquilo que lhe oferecem o que é útil.

Questão: 2 de 8

384474

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. São Paulo/SP

Cargo(s): Analista - Assistência e Desenvolvimento Social

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Educação > Relações presentes na prática pedagógica / Relação professor/aluno

estimulador, observador e responsável por toda a matéria a ser ensinada.

facilitador, organizador e coordenador das situações de aprendizagem.

transmissor dos conteúdos aos alunos, o que detém a autoridade.

educador que garante a eficiência e eficácia do ensino.

centro do processo de ensino e aprendizagem, a quem cabe aconselhar e corrigir os alunos.

Questão: 3 de 8

383182

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Guararapes/SP

Cargo(s): Professor - Educação | Educação Básica

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Relações presentes na prática pedagógica / Relação professor/aluno

uma relação epistemológica do professor com o aluno, uma reflexão acerca da compreensão do educando sobre o objeto do conhecimento.

momento de conversa com os alunos, no qual o professor desperta o interesse e a atenção pelo conteúdo a ser transmitido.

estar junto aos alunos, em todos os momentos possíveis, para observar passo a passo seus resultados individuais.

favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações.

uma reflexão teórica sobre as possibilidades de abertura do aluno a novas condutas, de elaboração de esquemas de argumentação.

Questão: 4 de 8

360193

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Sertãozinho/SP

Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa | PEB II

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Relações presentes na prática pedagógica / Relação professor/aluno

ocorre como construção de conhecimento, pressupondo a organização das experiências vividas pela compreensão progressiva das noções.

corresponde à modificação do comportamento, como observou Watson e, portanto, todos podem aprender no mesmo ritmo.

deve ser acelerada com o uso das tecnologias da informação e da comunicação, pois os alunos terão uma metodologia para os mais lentos.

depende do controle intensivo do professor sobre o escolar, para que este possa demonstrar produção na escola e na sociedade atual.

pode ser controlada com base em Skiner, uma vez que, com ele, se aprende a estimular comportamentos desejáveis e a reprimir os indesejáveis.

Questão: 5 de 8

347070

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Birigui/SP

Cargo(s): Professor | PEB I

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Relações presentes na prática pedagógica / Relação professor/aluno

O que deve regular a relação professor-aluno é uma proposta de trabalho intrinsecamente sustentada no conhecimento; por meio dela, pode-se fundar a moralidade discente na medida em que o trabalho do conhecimento pressupõe a observância de regras de semelhanças e diferenças, de regularidades e exceções.

A indisciplina é um problema advindo da ampliação do acesso às escolas, ou seja, abriram-se as vagas, mas não se cuidou da infraestrutura das unidades escolares, nem se deu o necessário preparo e formação aos profissionais da educação, o que acarretou na decadência das escolas públicas.

Fruto de uma prática pedagógica permissiva, a indisciplina é decorrência de uma visão educacional que dá ao aluno uma importância exagerada, de tal modo que as crianças e os adolescentes aprendem que têm muitos direitos, mas pouco deveres.

O fenômeno do bullying é o mais corriqueiro no cotidiano escolar, podendo ser caracterizado como um comportamento agressivo ou debochado em relação a um aluno da turma; a sua solução deve basear-se no diálogo entre os alunos e na parceria entre as famílias e a escola.

A indisciplina é decorrência de famílias ausentes na vida das crianças, de modo que a educação que deveria ser dada em casa acaba recaindo sobre a escola, ou seja, além de ensinar os conteúdos pedagógicos previstos no currículo, a escola precisa preocupar-se com questões básicas de convivência.