Questões de Fundação Vunesp - Educação - Relação professor/aluno
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 8
386862
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. São José dos Campos/SP
Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Educação > Relações presentes na prática pedagógica / Relação professor/aluno
aluno deve manter-se em silêncio e quieto durante a aula, para que possa aprender passivamente o que o professor ensina.
professor precisa ser aquele que “quebra a vontade” da criança, preparando-a para uma vida futura que exigirá humildade e acatamento.
escola tem de considerar a criança um pequeno adulto que se vai educando de acordo com as características próprias da vida adulta.
criança forma-se do exterior para o interior, cabendo à escola impor a ela as regras e os valores que norteiam o bom convívio social.
educação verdadeira e sólida é uma autoeducação, em que a criança tem de escolher daquilo que lhe oferecem o que é útil.
Questão: 2 de 8
384474
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. São Paulo/SP
Cargo(s): Analista - Assistência e Desenvolvimento Social
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Educação > Relações presentes na prática pedagógica / Relação professor/aluno
estimulador, observador e responsável por toda a matéria a ser ensinada.
facilitador, organizador e coordenador das situações de aprendizagem.
transmissor dos conteúdos aos alunos, o que detém a autoridade.
educador que garante a eficiência e eficácia do ensino.
centro do processo de ensino e aprendizagem, a quem cabe aconselhar e corrigir os alunos.
Questão: 3 de 8
383182
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Guararapes/SP
Cargo(s): Professor - Educação | Educação Básica
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Educação > Relações presentes na prática pedagógica / Relação professor/aluno
uma relação epistemológica do professor com o aluno, uma reflexão acerca da compreensão do educando sobre o objeto do conhecimento.
momento de conversa com os alunos, no qual o professor desperta o interesse e a atenção pelo conteúdo a ser transmitido.
estar junto aos alunos, em todos os momentos possíveis, para observar passo a passo seus resultados individuais.
favorecer o desenvolvimento do aluno, orientá-lo nas tarefas, oferecer-lhe novas leituras ou explicações.
uma reflexão teórica sobre as possibilidades de abertura do aluno a novas condutas, de elaboração de esquemas de argumentação.
Questão: 4 de 8
360193
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Sertãozinho/SP
Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa | PEB II
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Educação > Relações presentes na prática pedagógica / Relação professor/aluno
ocorre como construção de conhecimento, pressupondo a organização das experiências vividas pela compreensão progressiva das noções.
corresponde à modificação do comportamento, como observou Watson e, portanto, todos podem aprender no mesmo ritmo.
deve ser acelerada com o uso das tecnologias da informação e da comunicação, pois os alunos terão uma metodologia para os mais lentos.
depende do controle intensivo do professor sobre o escolar, para que este possa demonstrar produção na escola e na sociedade atual.
pode ser controlada com base em Skiner, uma vez que, com ele, se aprende a estimular comportamentos desejáveis e a reprimir os indesejáveis.
Questão: 5 de 8
347070
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Birigui/SP
Cargo(s): Professor | PEB I
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Relações presentes na prática pedagógica / Relação professor/aluno
O que deve regular a relação professor-aluno é uma proposta de trabalho intrinsecamente sustentada no conhecimento; por meio dela, pode-se fundar a moralidade discente na medida em que o trabalho do conhecimento pressupõe a observância de regras de semelhanças e diferenças, de regularidades e exceções.
A indisciplina é um problema advindo da ampliação do acesso às escolas, ou seja, abriram-se as vagas, mas não se cuidou da infraestrutura das unidades escolares, nem se deu o necessário preparo e formação aos profissionais da educação, o que acarretou na decadência das escolas públicas.
Fruto de uma prática pedagógica permissiva, a indisciplina é decorrência de uma visão educacional que dá ao aluno uma importância exagerada, de tal modo que as crianças e os adolescentes aprendem que têm muitos direitos, mas pouco deveres.
O fenômeno do bullying é o mais corriqueiro no cotidiano escolar, podendo ser caracterizado como um comportamento agressivo ou debochado em relação a um aluno da turma; a sua solução deve basear-se no diálogo entre os alunos e na parceria entre as famílias e a escola.
A indisciplina é decorrência de famílias ausentes na vida das crianças, de modo que a educação que deveria ser dada em casa acaba recaindo sobre a escola, ou seja, além de ensinar os conteúdos pedagógicos previstos no currículo, a escola precisa preocupar-se com questões básicas de convivência.