Questões de Fundação Vunesp - História - Antiguidade Clássica

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 4

528de744c6d745080000012d

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2013

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Antiguidade Clássica

a robusta economia urbana, muito voltada para a produção manufatureira e para o comércio, o que gerou uma elite política fortemente ligada aos centros econômicos.

a existência do trabalho escravo no campo, que liberava os proprietários de terra de suas raízes rurais e abria espaço para uma cidadania essencialmente urbana.

o esvaziamento do campo, dado o fato de que a produção agrícola e a produção manufatureira ocorriam nas cidades, que concentravam a maior parte da população.

a insegurança e a instabilidade social características do campo, devido à ausência do Estado e à reduzida preocupação dos proprietários com a questão da segurança.

as constantes guerras e invasões que atingiam o espaço rural, enquanto o espaço urbano estava sob a proteção dos exércitos e das autoridades.

Questão: 2 de 4

5526bea4c5d75096c40000aa

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Polícia Militar do Estado de São Paulo

Cargo(s): Policial Militar - Aluno Oficial

Ano: 2014

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Antiguidade Clássica

o universo simbólico do cristianismo era muito próximo da religiosidade romana, inclusive em relação ao monoteísmo, o que acabou gerando certa competição entre as religiões.

no momento em que surgiu o cristianismo, a sociedade romana vivia o período mais agudo da sua crise política, social e econômica, o que aumentou a repressão à nova religião.

o cristianismo era, à época, uma religião fechada à conversão, assim como o judaísmo, o que contrariava o esforço de expansão e a perspectiva universalizante da sociedade romana.

a figura do Papa e das outras autoridades da Igreja Católica, tais como cardeais, bispos e arcebispos, ameaçavam simbolicamente a ordem, a hierarquia e a própria existência do império.

de início os cristãos foram perseguidos principalmente por motivos políticos, ainda que mais tarde, no contexto de crise da sociedade romana, o cristianismo tenha se expandido.

Questão: 3 de 4

55fb153e3633350009000059

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Polícia Militar do Estado de São Paulo

Cargo(s): Oficial

Ano: 2013

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Antiguidade Clássica

o aspecto militar, que no passado era considerado parte das responsabilidades particulares de cada cidadão e hoje é um dever do Estado.

a concepção de cidadania, muito mais restrita à época do que hoje, de tal forma que mulheres, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.

a política educacional, de caráter público e direcionada a toda a população no mundo antigo, enquanto hoje coexistem instituições públicas e privadas.

a política de reforma agrária, desnecessária no mundo antigo devido à igualdade econômica existente, enquanto hoje é parte importante das políticas sociais.

a questão econômica, àquela época comandada pelo poder público e hoje sob a responsabilidade dos agentes privados, que gozam de grande autonomia.

Questão: 4 de 4

5fc69cef0905e9481c18b530

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de São José dos Campos/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2014

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Antiguidade Clássica

a vitória sobre os persas, a conquista da Fenícia e do Egito e a formação do mundo helenístico.

a imposição do latim como língua única e a oficialização do cristianismo como religião oficial do império.

a tentativa mal sucedida de expandir a forma política da democracia ateniense para outras cidades, tais como Esparta e Alexandria.

o conflito com o Império Romano, que também estava se expandindo para o Oriente e que tinha o militarismo como base da sua organização social.

a derrota para as cidades gregas, organizadas em um levante liderado por Esparta e Tebas, posteriormente destruídas pelo imperador.