Questões de Fundação Vunesp - Legislação dos Estados e Municípios - Professor - Educação Especial
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Questão: 1 de 8
5e5fdc98f92ea105396a1e3d
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Campinas/SP
Cargo(s): Professor - Educação Especial
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Legislação dos Estados e Municípios
encaminhamento dos alunos público-alvo do AEE para instituições especializadas de educação especial para assegurar esse atendimento.
atendimento no turno, sendo o plano do AEE transversal a todos os planos de ensino da escola, que deve ser elaborado pelo professor de EE com a equipe educacional.
transferir os alunos público-alvo do AEE para outra escola que já tenha instituído uma SRM e tenha um professor especialista.
solicitação junto aos órgãos competentes para a implantação da SRM e, enquanto isso, o professor da sala comum é responsável pelo plano do AEE.
a articulação do AEE em outra instituição de ensino especial conveniada com a escola de origem do aluno.
Questão: 2 de 8
5e5fdc9bf92ea105396a1e47
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Campinas/SP
Cargo(s): Professor - Educação Especial
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Legislação dos Estados e Municípios
relatório, registros e avaliações da trajetória escolar do aluno, realizados pela equipe de educação especial, que comprovem a superdotação quanto à evolução escolar; autorização da família aprovada em consenso com Conselho de Ciclo.
avaliação e relatório do professor da sala comum e do AEE; autorização da família aprovada em consenso com Conselho de Ciclo; sem necessidade de avaliações e relatórios da equipe de profissionais que comprovem a superdotação.
análise de laudos médicos, quando houver; relatórios e resultados das avaliações pedagógicas do professor do AEE; evolução escolar com aprovação da família em consenso com Conselho de Ciclo.
relatório do professor da sala de recursos e da equipe de profissionais que contemple habilidades e competências atingidas; recomendações sobre as possibilidades de novas alternativas educacionais e autorização da família aprovada em consenso com Conselho de Ciclo.
laudo médico ou da equipe de profissionais que comprove a superdotação; avaliação pedagógica da equipe docente com registros e as avaliações da trajetória escolar do aluno e avaliação pedagógica com habilidades e competências atingidas.
Questão: 3 de 8
5e5fdca1f92ea1053bc98e9b
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Campinas/SP
Cargo(s): Professor - Educação Especial
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Legislação dos Estados e Municípios
um auxiliar de classe; apoio para higiene e alimentação; atendimento educacional especializado; atendimento em escola especial; articulação com a rede de apoio local; transporte adaptado para as atividades extras.
recursos de comunicação alternativa; transporte adaptado; alimentação pastosa; apoio em orientação e mobilidade; articulação com a rede de proteção do território de moradia do aluno; metodologias ativas e ensino híbrido e oferta do AEE.
a adaptação curricular; modificação da estrutura da edificação; rampas e corrimãos; língua de sinais; apoio para locomoção e higiene; articulação com os centros de saúde locais e instituições de educação especial para AEE.
apoio às atividades escolares, de alimentação e locomoção; adaptação curricular; comunicação alternativa com uso de calendários; atendimento em contra turno escolar em instituição especializada; tecnologia assistiva.
apoio às atividades escolares, de alimentação, higiene e locomoção; oferta do AEE; flexibilização e adaptação do currículo, respeitadas as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica; articulação das políticas públicas intersetoriais.
Questão: 4 de 8
5f1edf710905e9480d92a59b
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Cananéia/SP
Cargo(s): Professor - Educação Especial
Ano: 2020
Matéria/Assunto: Legislação dos Estados e Municípios
avaliação das deficiências, tratamentos clínicos em locais especializados, atendimento de equipe multidisciplinar, acesso aos serviços de saúde em locais próximos à residência e escolas especiais.
identificação das condições de vida das pessoas com deficiência, intervenção o mais precoce possível, escola especial, atendimento educacional especializado, tecnologia assistiva.
formação de profissionais especializados na detecção precoce da deficiência, avaliação das potencialidades para a formação profissional, serviços de terapia ocupacional acessíveis.
reabilitação precoce e serviço de apoio terapêutico para a pessoa com deficiência e sua família, educação inclusiva em todas as etapas e modalidades da educação e atendimento clínico especializado em contraturno.
detecção e intervenção precoce, tratamento, reabilitação, educação, formação ocupacional e prestação de serviços completos para garantir o melhor nível de independência e qualidade de vida.
Questão: 5 de 8
Gabarito Preliminar
681d0d4184192e1ad9017b19
Banca: VUNESP
Órgão: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo
Cargo(s): Professor - Educação Especial
Ano: 2025
Matéria/Assunto: Legislação dos Estados e Municípios
Transexuais e travestis possuem orientação sexual divergente da norma padrão.
A prestação de serviços públicos deve garantir prioridade a cidadãos com autodeclaração de gênero.
É prevista a capacitação de servidores para o cumprimento do referido decreto.
A escolha por novo prenome implica a supressão do prenome de nascimento nos documentos oficiais.
O direito a tratamento nominal da pessoa transexual e travesti é condicionado à heteroidentificação.