Questões de Fundação Vunesp - Legislação dos Estados e Municípios - Professor - Educação Especial

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Questão: 1 de 8

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Campinas/SP

Cargo(s): Professor - Educação Especial

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Legislação dos Estados e Municípios

encaminhamento dos alunos público-alvo do AEE para instituições especializadas de educação especial para assegurar esse atendimento.

atendimento no turno, sendo o plano do AEE transversal a todos os planos de ensino da escola, que deve ser elaborado pelo professor de EE com a equipe educacional.

transferir os alunos público-alvo do AEE para outra escola que já tenha instituído uma SRM e tenha um professor especialista.

solicitação junto aos órgãos competentes para a implantação da SRM e, enquanto isso, o professor da sala comum é responsável pelo plano do AEE.

a articulação do AEE em outra instituição de ensino especial conveniada com a escola de origem do aluno.

Questão: 2 de 8

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Campinas/SP

Cargo(s): Professor - Educação Especial

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Legislação dos Estados e Municípios

relatório, registros e avaliações da trajetória escolar do aluno, realizados pela equipe de educação especial, que comprovem a superdotação quanto à evolução escolar; autorização da família aprovada em consenso com Conselho de Ciclo.

avaliação e relatório do professor da sala comum e do AEE; autorização da família aprovada em consenso com Conselho de Ciclo; sem necessidade de avaliações e relatórios da equipe de profissionais que comprovem a superdotação.

análise de laudos médicos, quando houver; relatórios e resultados das avaliações pedagógicas do professor do AEE; evolução escolar com aprovação da família em consenso com Conselho de Ciclo.

relatório do professor da sala de recursos e da equipe de profissionais que contemple habilidades e competências atingidas; recomendações sobre as possibilidades de novas alternativas educacionais e autorização da família aprovada em consenso com Conselho de Ciclo.

laudo médico ou da equipe de profissionais que comprove a superdotação; avaliação pedagógica da equipe docente com registros e as avaliações da trajetória escolar do aluno e avaliação pedagógica com habilidades e competências atingidas.

Questão: 3 de 8

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Campinas/SP

Cargo(s): Professor - Educação Especial

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Legislação dos Estados e Municípios

um auxiliar de classe; apoio para higiene e alimentação; atendimento educacional especializado; atendimento em escola especial; articulação com a rede de apoio local; transporte adaptado para as atividades extras.

recursos de comunicação alternativa; transporte adaptado; alimentação pastosa; apoio em orientação e mobilidade; articulação com a rede de proteção do território de moradia do aluno; metodologias ativas e ensino híbrido e oferta do AEE.

a adaptação curricular; modificação da estrutura da edificação; rampas e corrimãos; língua de sinais; apoio para locomoção e higiene; articulação com os centros de saúde locais e instituições de educação especial para AEE.

apoio às atividades escolares, de alimentação e locomoção; adaptação curricular; comunicação alternativa com uso de calendários; atendimento em contra turno escolar em instituição especializada; tecnologia assistiva.

apoio às atividades escolares, de alimentação, higiene e locomoção; oferta do AEE; flexibilização e adaptação do currículo, respeitadas as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica; articulação das políticas públicas intersetoriais.

Questão: 4 de 8

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Cananéia/SP

Cargo(s): Professor - Educação Especial

Ano: 2020

Matéria/Assunto: Legislação dos Estados e Municípios

avaliação das deficiências, tratamentos clínicos em locais especializados, atendimento de equipe multidisciplinar, acesso aos serviços de saúde em locais próximos à residência e escolas especiais.

identificação das condições de vida das pessoas com deficiência, intervenção o mais precoce possível, escola especial, atendimento educacional especializado, tecnologia assistiva.

formação de profissionais especializados na detecção precoce da deficiência, avaliação das potencialidades para a formação profissional, serviços de terapia ocupacional acessíveis.

reabilitação precoce e serviço de apoio terapêutico para a pessoa com deficiência e sua família, educação inclusiva em todas as etapas e modalidades da educação e atendimento clínico especializado em contraturno.

detecção e intervenção precoce, tratamento, reabilitação, educação, formação ocupacional e prestação de serviços completos para garantir o melhor nível de independência e qualidade de vida.

Questão: 5 de 8

Gabarito Preliminar

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Banca: VUNESP

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de São Paulo

Cargo(s): Professor - Educação Especial

Ano: 2025

Matéria/Assunto: Legislação dos Estados e Municípios

Transexuais e travestis possuem orientação sexual divergente da norma padrão.

A prestação de serviços públicos deve garantir prioridade a cidadãos com autodeclaração de gênero.

É prevista a capacitação de servidores para o cumprimento do referido decreto.

A escolha por novo prenome implica a supressão do prenome de nascimento nos documentos oficiais.

O direito a tratamento nominal da pessoa transexual e travesti é condicionado à heteroidentificação.