Questões de Fundação Vunesp - Educação - Base Nacional Comum Curricular - BNCC - Professor - Educação Infantil
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Questão: 1 de 4
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Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Piracicaba/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2020
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Base Nacional Comum Curricular - BNCC
aplicar os princípios da evolução biológica para analisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural.
expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
identificar e analisar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados do racismo no Brasil e, ainda, identificar e analisar as políticas oficiais com relação aos povos indígenas.
formular perguntas, apresentar argumentos e contra argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas de interesse da turma e temas controversos.
identificar e manipular diferentes tecnologias e recur sos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.
Questão: 2 de 4
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Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Birigui/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Base Nacional Comum Curricular - BNCC
acúmulo contínuo de informações como foco e objetivo principal da educação no novo cenário mundial globalizado.
aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e com os desafios da sociedade contemporânea.
compreensão do papel da criança em sua aprendizagem, como indivíduo passivo em processo de ajustamento ao corpo social.
desenvolvimento privilegiado da dimensão afetiva em detrimento da dimensão intelectual (cognitiva), com vistas à empatia entre os povos.
reconhecimento das limitações do desenvolvimento cognitivo a que estão sujeitos os indivíduos das camadas sociais mais carentes.
Questão: 3 de 4
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Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Birigui/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Base Nacional Comum Curricular - BNCC
ajudar os mais carentes e deixar os socialmente privilegiados responsáveis por seu próprio desenvolvimento.
criar programas de assistência social para amparar e pôr fim às desigualdades.
selecionar os conteúdos e os saberes que são úteis aos alunos, de acordo com sua condição social.
reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes.
tratar todos como iguais, dando as mesmas condições e oportunidades de aprendizagem.
Questão: 4 de 4
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Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Guarulhos/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Base Nacional Comum Curricular - BNCC
escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.
formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.
inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.
recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.
recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.