Questões de Fundação Vunesp - Educação - Base Nacional Comum Curricular - BNCC - Professor - Educação Infantil

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Questão: 1 de 4

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Piracicaba/SP

Cargo(s): Professor - Educação Infantil

Ano: 2020

Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Base Nacional Comum Curricular - BNCC

aplicar os princípios da evolução biológica para ana­lisar a história humana, considerando sua origem, diversificação, dispersão pelo planeta e diferentes formas de interação, valorizando e respeitando a diversidade étnica e cultural.

expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

identificar e analisar aspectos das estruturas sociais da atualidade com os legados do racismo no Brasil e, ainda, identificar e analisar as políticas oficiais com relação aos povos indígenas.

formular perguntas, apresentar argumentos e contra­ ­argumentos coerentes, respeitando os turnos de fala, na participação em discussões sobre temas de interesse da turma e temas controversos.

identificar e manipular diferentes tecnologias e recur­ sos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Questão: 2 de 4

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Birigui/SP

Cargo(s): Professor - Educação Infantil

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Base Nacional Comum Curricular - BNCC

acúmulo contínuo de informações como foco e objetivo principal da educação no novo cenário mundial globalizado.

aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e com os desafios da sociedade contemporânea.

compreensão do papel da criança em sua aprendizagem, como indivíduo passivo em processo de ajustamento ao corpo social.

desenvolvimento privilegiado da dimensão afetiva em detrimento da dimensão intelectual (cognitiva), com vistas à empatia entre os povos.

reconhecimento das limitações do desenvolvimento cognitivo a que estão sujeitos os indivíduos das camadas sociais mais carentes.

Questão: 3 de 4

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Birigui/SP

Cargo(s): Professor - Educação Infantil

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Base Nacional Comum Curricular - BNCC

ajudar os mais carentes e deixar os socialmente privilegiados responsáveis por seu próprio desenvolvimento.

criar programas de assistência social para amparar e pôr fim às desigualdades.

selecionar os conteúdos e os saberes que são úteis aos alunos, de acordo com sua condição social.

reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes.

tratar todos como iguais, dando as mesmas condições e oportunidades de aprendizagem.

Questão: 4 de 4

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Guarulhos/SP

Cargo(s): Professor - Educação Infantil

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Base Nacional Comum Curricular - BNCC

escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos.

recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

recontar histórias ouvidas para produção de reconto escrito, tendo o professor como escriba.