Questões de Concurso para Fundação Vunesp - Professor - Educação Infantil - Superior
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 435
67fd0d42d2c599c8670b8e0d
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2025
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação
aproximação global dos fenômenos a partir do problema e não da interpretação teórica já sistematizada por meio das disciplinas.
metodologia de ensino que segue uma sequência linear e regular de atividades e conteúdos prefixados.
análise da realidade que se desvincula dos conceitos curriculares e busca uma compreensão nova, em constante evolução.
perspectiva abrangente dos problemas, atenta às metas e aos percursos de ensino padronizados e uniformes.
atividade funcional e previsível das crianças, sob a tutela de um educador que direciona cada etapa do percurso de aprendizagem.
Questão: 2 de 435
67fd0d42d2c599c8670b8e0f
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2025
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação
higienização das escolas que contam com um número insuficiente de funcionários, quer pela falta de recursos financeiros quer pela falta de mão de obra disponível.
realização das tarefas escolares dos filhos e o apoio aos professores que se disponibilizam para visitar as casas das crianças que apresentam desempenho escolar insatisfatório.
definição do percurso escolar dos filhos e a ajuda às famílias mais pobres para que não considerem a escolarização dos seus filhos um custo impossível de suportar.
elaboração do currículo dos filhos e na definição dos critérios avaliativos a serem empregados pelos educadores para verificar o nível de aprendizagem das crianças.
gestão dos recursos financeiros das escolas e bonificação aos gestores que empregam estes recursos com consciência, responsabilidade e transparência em suas ações.
Questão: 3 de 435
67fd0d42d2c599c8670b8e11
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2025
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação
o uso de ferramentas digitais para a criação de desenhos e pinturas e solicite a reprodução exata destes modelos artísticos.
a compreensão de que a arte, independentemente do contexto histórico, é uma tentativa de reprodução fiel da realidade.
o reconhecimento e a adoção de técnicas tradicionais como formas consagradas e insuperáveis de expressão visual.
a pesquisa da estrutura da linguagem visual e a conscientização de que a arte visa, primordialmente, a transmissão de valores morais.
o manuseio e a seleção de materiais, instrumentos, suportes e técnicas e suas especificidades como recursos expressivos.
Questão: 4 de 435
67fd0d42d2c599c8670b8e13
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2025
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação
começa a compreender que o som de uma letra pode variar conforme seu lugar na palavra.
acredita que há uma relação biunívoca entre letras e sons, ou seja, cada letra tem um som exclusivo.
é capaz de, na leitura em voz alta, pronunciar as palavras de maneira natural, reduzindo devidamente as vogais finais.
compreende que há sons que podem ser representados por diferentes letras, como o som de [s] em “passo” e “caço”.
aprende que, em alguns casos, não há uma regra clara e a escolha da letra correta depende de convenções ortográficas.
Questão: 5 de 435
67fd0d42d2c599c8670b8e15
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Presidente Prudente/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2025
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação
KA ... RS ... MPA ... TIO
AO ... TO ... AEO ... EEA
PTO ... TORO ... CABLO ... PTECA
PATO ... TOURO ... CABELO ... PETECA
JITOLN ... JTONIAL ... JJAAILTO ... JAATNNO