Questões de Fundação Vunesp - Educação - Educação Inclusiva ou ensino inclusivo - Professor - Geografia

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 29

380270

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Ribeirão Preto/SP

Cargo(s): Professor - Língua Inglesa | PEB III

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Modalidades de ensino / Educação Inclusiva ou ensino inclusivo

deficiência … cultural … inclusão escolar

deficiência … natural … inclusão escolar

identidade normal … cultural … escola tradicional

diversidade … natural … escola tradicional

identidade normal … natural … inclusão escolar

Questão: 2 de 29

354562

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Ribeirão Preto/SP

Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Modalidades de ensino / Educação Inclusiva ou ensino inclusivo

é um exemplo de sucesso, pois a aluna se encontra em sala de aula comum, o que já caracteriza sua inclusão.

representa a prática de segregar os atendimentos e individualizar o trabalho com a aluna de modo a mantê-la excluída, ainda que dentro de sala regular.

mostra uma inversão dos papéis, já que a professora deveria se incumbir da aluna especial, enquanto a estagiária, menos experiente, conduziria a turma.

indica a necessidade de encaminhamento da aluna a uma escola especializada, que conte com professores capacitados para seu caso.

ilustra a boa articulação da equipe pedagógica que, dividida, atende bem aos alunos normais e especiais simultaneamente, incluindo a todos.

Questão: 3 de 29

325003

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. São José dos Campos/SP

Cargo(s): Professor - Ciências

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Modalidades de ensino / Educação Inclusiva ou ensino inclusivo

corresponde a um sistema de ensino paralelo à oferta regular, que normatiza o funcionamento das escolas especializadas na educação e no atendimento de crianças com necessidades especiais.

se trata da oferta pública e aberta a todos os estudantes que apresentam dificuldade em sua performance acadêmica, inclusive aqueles já egressos do sistema regular de ensino.

é parte do projeto político pedagógico da escola, sendo preferencialmente ofertado na unidade escolar comum aos alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento ou superdotação e altas habilidades.

é voltado para estudantes com limitações severas de aprendizado, cuja inserção em sala de aula comum prejudica seu funcionamento regular e a oferta de uma educação de qualidade a todos.

tem caráter complementar à formação regular do aluno visando a sua autonomia e ao desenvolvimento, sendo, portanto, de oferta facultativa para os sistemas de ensino, conforme estabelecido pela Política Nacional de Educação Especial.

Questão: 4 de 29

227332

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Alumínio/SP

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Educação > Modalidades de ensino / Educação Inclusiva ou ensino inclusivo

uma revisão no currículo, na avaliação, na pedagogia e nas formas de agrupamento dos alunos nas atividades de sala de aula.

uma seleção prévia dos que estão aptos à inserção, pois nem todos os alunos com deficiência podem estar nas turmas de ensino regular.

na inserção das crianças portadoras de deficiência nas salas comuns, de modo que elas sigam um processo único de desenvolvimento.

nas mudanças dos alunos com deficiência, para que possam se adaptar às exigências da escola e se integrar com os demais alunos.

na existência de espaços próprios, adaptados para que o professor possa trabalhar com os alunos com deficiência isoladamente, de modo a garantir seu desenvolvimento.

Questão: 5 de 29

206239

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. São José do Rio Preto/SP

Cargo(s): Professor - Geografia | PEB II

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Educação > Modalidades de ensino / Educação Inclusiva ou ensino inclusivo

se adote um projeto educacional que dê conta da diversidade dos alunos, ou seja, um “fazer diferente”, ao invés de inchar as escolas com mais profissionais e recursos, o que seria “fazer mais do mesmo” que faziam antes.

haja profissionais e recursos direcionados aos estudantes com necessidades educacionais especiais, pois não é obrigação dos docentes lidarem com alunos de inclusão.

somente sejam matriculados alunos com deficiência em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois apenas os professores polivalentes estão aptos a lidar com esses estudantes.

todos professores tenham licenciatura em educação especial, desenvolvendo competências para as práticas alternativas e para todos os procedimentos didático-pedagógicos necessários à promoção desse tipo de inclusão social.

sejam contratados professores itinerantes para atenderem aos alunos de inclusão, impedindo, assim, que os professores de salas regulares se defrontem com a responsabilidade de conseguir ensiná-los.