Questões de Fundação Vunesp - História - História do Brasil - Professor - História

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 3

320707

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Peruíbe/SP

Cargo(s): Professor - História | PEB II

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História do Brasil

os modos de produção.

a história das mentalidades.

a história política.

a história privada.

a história econômica.

Questão: 2 de 3

227369

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Alumínio/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2016

Matéria/Assunto: História > História do Brasil

foi o incentivo oficial, oferecido pela Igreja Católica, para que os colonos se casassem com as nativas, como parte de um processo de catequização dos povos indígenas em contato com os colonizadores.

foi o encontro entre as práticas culturais indígenas e as dos primeiros colonos portugueses na América, porque para ambos as ligações amorosas geravam maiores possibilidades de sobrevivência.

foi a maneira como ocorreu a emigração portuguesa para a colônia, na qual o colono português emigra para o Brasil, normalmente, de forma individual, sem a presença de mulheres brancas.

foi a necessidade dos colonos portugueses em estreitar laços com algumas sociedades indígenas com o intuito de se proteger do ataques de outras nações indígenas, inimigas dos colonizadores.

foram as leis brandas, presentes nas Ordenações Filipinas, que incentivavam todas as relações matrimoniais entre os colonos, nativos e africanos, objetivando o rápido povoamento do Brasil.

Questão: 3 de 3

227329

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Alumínio/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2016

Matéria/Assunto: História > História do Brasil

urbano, relacionado às cidades da mineração.

rural e patriarcal, relacionado ao latifúndio escravista.

comercial, relacionado às grandes navegações.

aristocrático, relacionado à nobreza metropolitana portuguesa.

real, relacionado ao poder da Coroa portuguesa.