Questões de Fundação Vunesp - Educação - Avaliação formativa - Professor - Língua Inglesa

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 2

386830

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. São José dos Campos/SP

Cargo(s): Professor - Matemática | PEB II

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Educação > Avaliação formativa

prognóstica; formativa; cumulativa.

formativa; prognóstica; cumulativa.

cumulativa; prognóstica; formativa.

prognóstica; cumulativa; formativa.

formativa; cumulativa; prognóstica.

Questão: 2 de 2

380277

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Ribeirão Preto/SP

Cargo(s): Professor - Língua Inglesa | PEB III

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Avaliação formativa

A avaliação formativa estimula a construção da autonomia do estudante, ao solicitar-lhe um papel ativo em seu processo de aprendizagem.

As atividades avaliativas são conduzidas ao final do período letivo, de maneira a evitar oscilações e ajustes frequentes, que tornam a proposta pedagógica inconsistente.

A maior vantagem da avaliação formativa em relação à somativa é a possibilidade de classificação dos estudantes de acordo com critérios mais claros e justos.

Portfólios são instrumentos incompatíveis com a avaliação formativa, pois desconsideram o olhar do professor sobre a trajetória do estudante.

Enquanto a avaliação somativa é conduzida pelo professor, a avaliação formativa é de responsabilidade de coordenadores e orientadores pedagógicos.