Questões de Fundação Vunesp - Educação - Avaliação formativa - Professor - Língua Inglesa
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 2
386830
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. São José dos Campos/SP
Cargo(s): Professor - Matemática | PEB II
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Educação > Avaliação formativa
prognóstica; formativa; cumulativa.
formativa; prognóstica; cumulativa.
cumulativa; prognóstica; formativa.
prognóstica; cumulativa; formativa.
formativa; cumulativa; prognóstica.
Questão: 2 de 2
380277
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Ribeirão Preto/SP
Cargo(s): Professor - Língua Inglesa | PEB III
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Avaliação formativa
A avaliação formativa estimula a construção da autonomia do estudante, ao solicitar-lhe um papel ativo em seu processo de aprendizagem.
As atividades avaliativas são conduzidas ao final do período letivo, de maneira a evitar oscilações e ajustes frequentes, que tornam a proposta pedagógica inconsistente.
A maior vantagem da avaliação formativa em relação à somativa é a possibilidade de classificação dos estudantes de acordo com critérios mais claros e justos.
Portfólios são instrumentos incompatíveis com a avaliação formativa, pois desconsideram o olhar do professor sobre a trajetória do estudante.
Enquanto a avaliação somativa é conduzida pelo professor, a avaliação formativa é de responsabilidade de coordenadores e orientadores pedagógicos.