Questões de FUNRIO - Tecnologia da Informação - Modelagem multidimensional
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 2
110697
Banca: FUNRIO
Órgão: CEITEC
Cargo(s): Engenharias - Matemática e Informática
Ano: 2012
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Banco de Dados / Sistemas de suporte à decisão / Modelagem multidimensional
Uma tabela de dimensão registra medidas de negócios que serão analisadas enquanto a tabela de fatos contém as descrições textuais do negócio. Os fatos são os aspectos pelos quais se pretende observar as métricas relativas ao processo que está sendo modelado.
A tabela fato é composta por duas ou mais chaves estrangeiras que se conectam com as chaves primárias da tabela dimensão. Sua chave é usualmente chamada de chave composta ou concatenada. Em um modelo dimensional, toda tabela que expressa uma relação de muitos-para-muitos deve ser uma tabela de fatos. Todas as outras tabelas são tabelas de dimensão.
Para suprir a necessidade de registrar um fato quando não há medidas, são utilizadas tabelas de fatos sem fatos, capturando apenas o relacionamento entre as chaves envolvidas.
Também conhecidas como chaves sem significado, chaves inteiras, chaves não naturais, as chaves substitutas são, basicamente, um valor inteiro sequencial atribuído a cada registro inserido, conforme a necessidade. Uma das razões para se utilizar estas chaves é que o data warehouse deve se manter isolado das regras operacionais para gerar, atualizar, excluir, reciclar e reutilizar os códigos utilizados nos sistemas transacionais e não pode ficar vulnerável a problemas de sobreposição de chaves, no caso de aquisição ou consolidação de dados. Outra razão é o melhor desempenho no acesso às informações. Para manter o relacionamento com a tabela de fatos, muito espaço em disco é desperdiçado por causa do tamanho destas chaves.
Os atributos mais comuns em uma tabela de fatos são valores numéricos, que são, em sua maioria, aditivos. As métricas aditivas são as que permitem operações como adição, subtração e média de valores por todas as dimensões, em quaisquer combinações de registros. Métricas aditivas são importantes porque normalmente as aplicações de data warehouse não retornam uma linha da tabela de fatos, mas sim centenas, milhares e até milhões. Existem também métricas não-aditivas e métricas semi-aditivas. As métricas não aditivas são valores que não podem ser manipulados livremente, como valores percentuais ou relativos, e as métricas semi-aditivas são valores que não podem ser somados em todas as dimensões.
Questão: 2 de 2
109377
Banca: FUNRIO
Órgão: Invest Rio/RJ
Cargo(s): Análise de Sistemas
Ano: 2010
Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Banco de Dados / Sistemas de suporte à decisão / Modelagem multidimensional
dimensão lixo.
dimensão degenerada.
dimensão multivalorada.
minidimensão.
dimensão discreta.