Questões de História - Política
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 40
309951
Banca: IBFC
Órgão: Pref. Vinhedo/SP
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2019
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Período Colonial / Política
As fontes da época demonstram que a influência do iluminismo francês na Europa foi responsável pelo fim do monopólio colonial na América
O monopólio do comércio colonial garantia que a burguesia mercantil baixasse os preços dos produtos coloniais evitando que sua produção se tornasse antieconômica
Diante dos pequenos exércitos das nações europeias em formação e dos baixos recursos neles investidos compreende-se que o monopólio comercial nunca existiu
A influência de mercadores e banqueiros ingleses no Brasil demonstram que havia uma deliberada abertura dos portos praticada por Portugal
Questão: 2 de 40
120446
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Sertãozinho/SP
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2012
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Período Colonial / Política
os efeitos positivos da União Ibérica, pois permitiu que Portugal recebesse o importante apoio da marinha de guerra do Império espanhol, ao mesmo tempo em que ampliou os contatos comerciais com regiões de exploração exclusiva da Espanha.
a notável capacidade de Portugal em produzir manufaturados, que eram trocados por especiarias orientais com as cidades italianas de Veneza e Florença, além da presença dos setores populares nas principais decisões governamentais.
a mentalidade anticlerical da nobreza portuguesa, que não permitiu a ação do Tribunal da Santa Inquisição em Portugal, além da recorrente oferta de privilégios aos judeus, reconhecidos como grandes comerciantes e navegadores.
uma série de fatores, como a vasta experiência dos portugueses no comércio de longa distância e a condição, durante o século XV, de um reino unificado e com menos tensões internas, diverso do que ocorria com outras regiões europeias.
a enorme reserva de metais amoedáveis encontrados no território português e os efeitos decisivos da Revolução de Avis, movimento que excluiu a participação da nobreza no poder e gerou a ascensão de uma ordem essencialmente burguesa.
Questão: 3 de 40
416014
Banca: FGV
Órgão: Pref. São Paulo/SP
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2016
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Período Colonial
A demarcação estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas se inseriu na disputa pelo controle das rotas que garantiam o acesso às Índias: o périplo africano para Castela e a passagem pelo Cabo da Boa Esperança para Portugal.
O Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e utilizou um novo conceito de fronteira, com base na posse efetiva da terra e nos acidentes geográficos e naturais, incluindo parcelas do território que as bandeiras haviam desbravado.
A consequência do Tratado de 1750 foi a renúncia, pela Espanha, à Colônia do Sacramento, fundada no Rio da Prata e próxima a Montevidéu, em troca da definição do rio Uruguai como fronteira oeste do Brasil com a Argentina.
Os Tratados de Madri e Santo Ildefonso tiveram como foco a ocupação da região amazônica e o controle do contrabando de ouro e da população indígena nesse território.
O Tratado de Santo Ildefonso ampliou as possessões lusas na América, em conformidade com os territórios que haviam sido efetivamente ocupados pela Coroa portuguesa na bacia platina.
Questão: 4 de 40
416012
Banca: FGV
Órgão: Pref. São Paulo/SP
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2016
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Período Colonial / Política
F, V e F.
F, V e V.
V, F e F.
V, V e V.
F, F e V.
Questão: 5 de 40
380781
Banca: FUNIVERSA
Órgão: UEG
Cargo(s): Assistente Administrativo - Geral
Ano: 2015
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Período Colonial / Política
Pirenópolis.
Jaraguá.
Corumbá de Goiás.
Goiás.
Abadiânia.