Questões de Matemática - Temas Educacionais Pedagógicos - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 2
5fb273540905e927a9a11481
Banca: IDECAN
Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Cargo(s): Professor - Matemática
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Matemática > Matemática superior > Temas Educacionais Pedagógicos
A aula expositiva, na qual o aluno tem o papel de expectador e receptor de informações, é estimulante ao desenvolvimento das tendências de Modelagem Matemática.
A Modelagem Matemática pode ser concebida como uma atividade essencialmente cooperativa, em que cooperação e interação entre os alunos e entre professor e aluno possuem papel preponderante na construção do conhecimento conforme Almeida e Dias (2004).
Modelagem Matemática é uma estratégia de aprendizagem, na qual o mais importante é chegar imediatamente a um modelo bem-sucedido a partir da problemática inicial.
A Modelagem Matemática ressalta a importância da Matemática na formação de professores para uma atuação específica na sociedade, tornando-os capazes de resolver problemas que tenham alto grau de complexidade.
Segundo Bassanezi (2009, p. 24), a Modelagem Matemática é um processo estático que consiste “na arte de transformar problemas matemáticos em situações da realidade cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem formal”.
Questão: 2 de 2
5fb273550905e927a9a11483
Banca: IDECAN
Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Cargo(s): Professor - Matemática
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Matemática > Matemática superior > Temas Educacionais Pedagógicos
Constituem uma maneira criativa de propor problemas, permitindo apresentação de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de solução extraindo o conhecimento matemático de forma lúdica.
Os professores de Matemática utilizam os jogos com o intuito de tornar suas aulas mais agradáveis, tornando a aprendizagem do conteúdo algo fascinante. (LARA, 2004, p.1).
Os PCN’s (MEC, 1997) descrevem os jogos como uma ferramenta que leva a criança a ser estimulada a se desenvolver para resolver dificuldades ou problemas.
O professor, ao planejar sessões didáticas com a aplicação de jogos deve usar técnicas para uma exploração de todo o potencial do jogo, além de analisar metodologias adequadas para a condução da atividade que pretende realizar sob pena de se trabalhar o “jogo pelo jogo” não incentivando a reflexão matemática.
O jogo pode ser utilizado como uma estratégica didática para promover o papel do professor em sala de aula, preocupandose com a postura docente diante dos desafios de ensinar Matemática.