Questões de Geografia - Geopolítica do Brasil - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 1
6037e2340905e97eee3b6313
Banca: Inst. AOCP
Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
Cargo(s): Professor - Geografia
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Geografia > Geografia Política > Geopolítica do Brasil
a matriz energética nacional não é diversificada devido às condições precárias de desenvolvimento científico para a exploração de novas fontes energéticas. Devido a essa situação, o Brasil é um dos países que mais recorre à importação, extração e uso em larga escala de energias não renováveis, como o petróleo, o gás natural e o carvão.
o investimento político e os incentivos fiscais para usinas termoelétricas no Brasil, que possui um dos maiores índices de consumo de carvão mineral do mundo, tem mudado a forma como a matriz de energia elétrica se configura, preocupando ambientalistas.
a única forma de energia que o Brasil consome mais do que os EUA é a eólica, que conquistou uma superioridade na última década. Nesse caso, importa considerar que o Brasil quadruplicou o consumo de energia eólica em duas décadas (entre 1990 e 2010), sendo que entre 1978 e 1988, o país havia dobrado o consumo dessa fonte de energia em apenas uma década.
a partir dos anos 2000 verificou-se uma diminuição na demanda energética no Brasil, devido aos incentivos ao uso de fontes alternativas e à migração de pessoas dos grandes centros para a zona rural.
investimentos em produção de biocombustíveis, a partir da cana-de-açúcar, além da construção de usinas hidrelétricas, principalmente, na região Norte, trazem o Brasil para um patamar de um dos países com matriz energética mais limpa do mundo.