Questões de Direitos Humanos - Investigador
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 4
261046
Banca: VUNESP
Órgão: PC/SP
Cargo(s): Investigador
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Sistema Interamericano de Direitos Humanos / Instrumentos Normativos / Convenção Americana de Direitos Humanos ("Pacto de San José da Costa Rica")
As penas privativas da liberdade devem ter por finalidade essencial a proteção da sociedade contra os indivíduos que representam perigo à população e não demonstram estarem aptos ao convívio social.
Toda pessoa tem o direito de que se respeite sua vida, sendo este um direito fundamental que deve ser garantido por todos os Estados Partes. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento do nascimento.
Os trabalhos ou serviços exigidos do preso em cumprimento de sentença devem ser executados sob vigilância e controle das autoridades públicas, e os que os executarem não devem ser postos à disposição de particulares, companhias ou pessoas jurídicas de caráter privado.
Ninguém deve ser detido por dívidas. Este princípio não limita os mandados de autoridade judiciária competente expedidos em virtude de inadimplemento de obrigação alimentar e de depositário infiel.
Não deverá haver penas de morte. E, nos países em que a pena de morte não tiver sido abolida, esta deverá ser extinta gradualmente, no prazo de até 10 (dez) anos após a adesão ao Pacto pelo Estado Parte.
Questão: 2 de 4
261056
Banca: VUNESP
Órgão: PC/SP
Cargo(s): Investigador
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Sistema Global de Direitos Humanos / Instrumentos Normativos / Declaração Universal dos Direitos Humanos
da Individualização da Pena.
da Legalidade.
da Norma Penal em Branco.
da Presunção da Inocência.
da Retroatividade.
Questão: 3 de 4
259460
Banca: VUNESP
Órgão: PC/BA
Cargo(s): Investigador
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Sistema Global de Direitos Humanos / Instrumentos Normativos / Declaração Universal dos Direitos Humanos
Ninguém pode ser preso, detido ou exilado.
Ninguém será condenado por ação ou omissão, ainda que, no momento de sua prática, constituísse ato delituoso frente ao direito interno e internacional.
Nenhuma pessoa sujeita a perseguição tem o direito de procurar e de se beneficiar de asilo em outros países.
O direito de asilo não pode ser invocado no caso de processo realmente existente por crime de direito comum ou por atividades contrárias aos fins e aos princípios das Nações Unidas.
Nenhuma pessoa pode abandonar o país em que se encontra.
Questão: 4 de 4
261136
Banca: VUNESP
Órgão: PC/SP
Cargo(s): Investigador
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Fundamentos dos Direitos Humanos / Temas Especiais de Direitos Humanos / Direitos humanos e responsabilidade do Estado
Direitos da coletividade; direitos de solidariedade ou de fraternidade; e direitos e garantias individuais.
Direitos de liberdade positiva; direitos de liberdade negativa; e direitos de solidariedade ou de fraternidade.
Direitos civis e sociais; direitos de liberdades e garantias individuais; e direitos coletivos e transindividuais.
Direitos de liberdade negativa, civis e políticos; direitos econômicos, sociais e culturais; e direitos de fraternidade ou de solidariedade.
Direitos trabalhistas; direitos sociais; e direitos da democracia.