Questões de Português - Compreensão e interpretação de textos - Investigador
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 12
261221
Banca: VUNESP
Órgão: PC/SP
Cargo(s): Investigador
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos
Tão logo os coordenadores esclareceram as informações básicas solicitadas, o diretor da empresa procedeu à leitura da ata da reunião anterior, para finalizar a reunião.
Os técnicos do departamento concordaram que a revisão dos relatórios fosse feito sob minha orientação e, por isso, tão logo os concluíram, mandaram todos para mim ler.
A diretora mostrava-se bastante insegura para discutir os problemas do instituto com os grupos colegiados, entretanto, quando acontecia esses eventos, ela não ia sem eu.
No decorrer à reunião, percebeu-se que o diretor concordava de eleger um novo representante para o departamento, aonde ele poderia se modernizar ainda mais.
Durante a reunião, haviam poucas pessoas interessadas em debater o assunto, e via-se que a maioria preferia mais terminar logo o evento do que ficar ali sem achar soluções.
Questão: 2 de 12
261238
Banca: VUNESP
Órgão: PC/SP
Cargo(s): Investigador
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos
uma metonímia, pois ela substitui uma informação inadequada; e um zeugma, omitindo termo explicitado anteriormente.
uma metáfora, pois ela compara a situação do amigo a uma passagem; e um hipérbato, invertendo a ordem das palavras.
uma ironia, pois ela diz algo que significa o contrário do que se afirma; e um pleonasmo, repetindo informação.
um paradoxo, pois ela junta informações que são inconciliáveis; e um assíndeto, omitindo a conjunção da frase.
um eufemismo, pois ela tem a intenção de amenizar o impacto da informação; e uma elipse, omitindo o termo “Lorival”.
Questão: 3 de 12
261241
Banca: VUNESP
Órgão: PC/SP
Cargo(s): Investigador
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos
se submete passivamente à explicação dada pela professora, por isso prefere não questioná-la.
se coloca em uma condição de submissão à professora para ganhar mais um dia de folga da escola.
se ressente com a professora e passa a pedir-lhe que haja uma reforma no calendário escolar.
se sente ludibriado pela professora, que lhe dá informações insuficientes sobre os feriados.
se vale do oportunismo para tentar convencer a professora de que é possível ter mais folgas.
Questão: 4 de 12
261088
Banca: VUNESP
Órgão: PC/SP
Cargo(s): Investigador
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos
abordagem muito ampla do homem e do mundo, o que chegou a abalar as convicções científicas do cientista e o fez optar pela Biologia.
teoria frágil que, por essa razão, foi abandonada pelo cientista, que preferiu investigar algo mais dinâmico por meio da psicanálise.
busca para relacionar a psicanálise à Biologia, de tal forma que se institucionalizasse a verdade científica nos EUA.
visão dinâmica da ciência, o que, em certa medida, se choca com a institucionalização das ideias nessa área, comum nos EUA.
concepção retrógrada, já que as percepções do cientista sugerem que há como controlar os d ados científicos no campo da Biologia.
Questão: 5 de 12
261104
Banca: VUNESP
Órgão: PC/SP
Cargo(s): Investigador
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos
esperava que a Biologia, em tempo muito curto, pudes se fortalecer as convicções científicas da humanidade.
acreditava que a Biologia, em algumas décadas, poderia dar respostas inusitadas aos problemas inerentes ao ser humano.
considerava que a Biologia, com o passar do tempo, não seria capaz de alterar as convicções científicas do ser humano.
ponderava que a Biologia, em menos de uma década, já havia se tornado ciência que funcionava como carro-chefe das demais.
ironizava que a Biologia, nos próximos séculos, pudesse dar conta de explicar todos os problemas formulados pelo homem.