Questões de Português - Compreensão e interpretação de textos - Investigador

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 12

261221

copy

Banca: VUNESP

Órgão: PC/SP

Cargo(s): Investigador

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos

Tão logo os coordenadores esclareceram as informações básicas solicitadas, o diretor da empresa procedeu à leitura da ata da reunião anterior, para finalizar a reunião.

Os técnicos do departamento concordaram que a revisão dos relatórios fosse feito sob minha orientação e, por isso, tão logo os concluíram, mandaram todos para mim ler.

A diretora mostrava-se bastante insegura para discutir os problemas do instituto com os grupos colegiados, entretanto, quando acontecia esses eventos, ela não ia sem eu.

No decorrer à reunião, percebeu-se que o diretor concordava de eleger um novo representante para o departamento, aonde ele poderia se modernizar ainda mais.

Durante a reunião, haviam poucas pessoas interessadas em debater o assunto, e via-se que a maioria preferia mais terminar logo o evento do que ficar ali sem achar soluções.

Questão: 2 de 12

261238

copy

Banca: VUNESP

Órgão: PC/SP

Cargo(s): Investigador

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos

uma metonímia, pois ela substitui uma informação inadequada; e um zeugma, omitindo termo explicitado anteriormente.

uma metáfora, pois ela compara a situação do amigo a uma passagem; e um hipérbato, invertendo a ordem das palavras.

uma ironia, pois ela diz algo que significa o contrário do que se afirma; e um pleonasmo, repetindo informação.

um paradoxo, pois ela junta informações que são inconciliáveis; e um assíndeto, omitindo a conjunção da frase.

um eufemismo, pois ela tem a intenção de amenizar o impacto da informação; e uma elipse, omitindo o termo “Lorival”.

Questão: 3 de 12

261241

copy

Banca: VUNESP

Órgão: PC/SP

Cargo(s): Investigador

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos

se submete passivamente à explicação dada pela professora, por isso prefere não questioná-la.

se coloca em uma condição de submissão à professora para ganhar mais um dia de folga da escola.

se ressente com a professora e passa a pedir-lhe que haja uma reforma no calendário escolar.

se sente ludibriado pela professora, que lhe dá informações insuficientes sobre os feriados.

se vale do oportunismo para tentar convencer a professora de que é possível ter mais folgas.

Questão: 4 de 12

261088

copy

Banca: VUNESP

Órgão: PC/SP

Cargo(s): Investigador

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos

abordagem muito ampla do homem e do mundo, o que chegou a abalar as convicções científicas do cientista e o fez optar pela Biologia.

teoria frágil que, por essa razão, foi abandonada pelo cientista, que preferiu investigar algo mais dinâmico por meio da psicanálise.

busca para relacionar a psicanálise à Biologia, de tal forma que se institucionalizasse a verdade científica nos EUA.

visão dinâmica da ciência, o que, em certa medida, se choca com a institucionalização das ideias nessa área, comum nos EUA.

concepção retrógrada, já que as percepções do cientista sugerem que há como controlar os d ados científicos no campo da Biologia.

Questão: 5 de 12

261104

copy

Banca: VUNESP

Órgão: PC/SP

Cargo(s): Investigador

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos

esperava que a Biologia, em tempo muito curto, pudes se fortalecer as convicções científicas da humanidade.

acreditava que a Biologia, em algumas décadas, poderia dar respostas inusitadas aos problemas inerentes ao ser humano.

considerava que a Biologia, com o passar do tempo, não seria capaz de alterar as convicções científicas do ser humano.

ponderava que a Biologia, em menos de uma década, já havia se tornado ciência que funcionava como carro-chefe das demais.

ironizava que a Biologia, nos próximos séculos, pudesse dar conta de explicar todos os problemas formulados pelo homem.