Questões de Comunicação - Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade - Jornalista
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 10
360276
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Sertãozinho/SP
Cargo(s): Jornalista
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Comunicação > Produção Gráfica / Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade
mapas mentais, textos e números.
gráficos, símbolos e desenhos.
desenhos, textos e números.
mapas mentais, gráficos e símbolos.
cores, mapas mentais e gráficos.
Questão: 2 de 10
355679
Banca: VUNESP
Órgão: Câmara de Itaquaquecetuba/SP
Cargo(s): Jornalista
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Comunicação > Produção Gráfica / Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade
procure relacionar os elementos visuais de forma que não fiquem agrupados e se constituam em um único centro de atração visual. Crie vários centros na página, mesmo que os elementos gráficos tenham relação entre si.
para criar vários pontos de referência na página, busque eliminar linhas que venham a dar uma única direção de princípio de observação ao leitor.
nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada elemento deve ter uma ligação visual com outro elemento da página.
Os elementos visuais do design da publicação devem ser variados para que o leitor sinta que cada parte do produto tem vida própria.
evite contrastes em uma mesma área gráfica para que o leitor sinta sobriedade visual ao contemplar o conjunto gráfico.
Questão: 3 de 10
329836
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: FUB
Cargo(s): Jornalista
Ano: 2013
Matéria/Assunto: Comunicação > Produção Gráfica / Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade
ao organizar os conteúdos, criar identidade, atrair a atenção do
leitor e construir o sentido por meio da relação entre as diversas
matérias significantes (verbovisuais) que compõem o jornal.
E. N. Freire. O design no jornal impresso diário. Do tipográfico ao digital.
Revista Galáxia, São Paulo, nº 18, dez. /009, p. 291-310 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos
itens, relativos ao design jornalístico.
Questão: 4 de 10
306312
Banca: FCC
Órgão: AL/MS
Cargo(s): Jornalista
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Comunicação > Produção Gráfica / Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade
tema, composição, iluminação e exposição.
lide, sublide, dados complementares e pé.
título, linha fina, chapéu e olho.
serifa, haste, curva e trave.
título, texto introdutório, indicação de fontes e assinatura dos autores.
Questão: 5 de 10
300414
Banca: AOCP
Órgão: ADAF/AM
Cargo(s): Jornalista
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Comunicação > Produção Gráfica / Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade
Tipos com serifa são ideais para pequenas notações em digramas, legendas e mapas.
A escolha da fonte não pode ser influenciada pelo tema a ser abordado.
É sempre interessante misturar diversas fontes em um mesmo design.
Em diagramações cuja elegância é o principal, fontes sem serifa têm mais vantagem.
A clareza do design interfere na perceptibilidade das informações.