Questões de Comunicação - Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade - Jornalista

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 10

360276

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Sertãozinho/SP

Cargo(s): Jornalista

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Comunicação > Produção Gráfica / Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade

mapas mentais, textos e números.

gráficos, símbolos e desenhos.

desenhos, textos e números.

mapas mentais, gráficos e símbolos.

cores, mapas mentais e gráficos.

Questão: 2 de 10

355679

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara de Itaquaquecetuba/SP

Cargo(s): Jornalista

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Comunicação > Produção Gráfica / Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade

procure relacionar os elementos visuais de forma que não fiquem agrupados e se constituam em um único centro de atração visual. Crie vários centros na página, mesmo que os elementos gráficos tenham relação entre si.

para criar vários pontos de referência na página, busque eliminar linhas que venham a dar uma única direção de princípio de observação ao leitor.

nada deve ser colocado arbitrariamente em uma página. Cada elemento deve ter uma ligação visual com outro elemento da página.

Os elementos visuais do design da publicação devem ser variados para que o leitor sinta que cada parte do produto tem vida própria.

evite contrastes em uma mesma área gráfica para que o leitor sinta sobriedade visual ao contemplar o conjunto gráfico.

Questão: 3 de 10

329836

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: FUB

Cargo(s): Jornalista

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Comunicação > Produção Gráfica / Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade

O design jornalístico potencializa o discurso jornalístico,
ao organizar os conteúdos, criar identidade, atrair a atenção do
leitor e construir o sentido por meio da relação entre as diversas
matérias significantes (verbovisuais) que compõem o jornal.


E. N. Freire. O design no jornal impresso diário. Do tipográfico ao digital.
Revista Galáxia, São Paulo, nº 18, dez. /009, p. 291-310 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos
itens, relativos ao design jornalístico.
O projeto gráfico de uma publicação dá forma ao seu projeto editorial, e é constituído por um conjunto de regras básicas que utilizam um diagrama, ou grid, e um grupo de tipos de caracteres, como letras, números e sinais, para apoio do processo de produção.

Questão: 4 de 10

306312

copy

Banca: FCC

Órgão: AL/MS

Cargo(s): Jornalista

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Comunicação > Produção Gráfica / Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade

tema, composição, iluminação e exposição.

lide, sublide, dados complementares e pé.

título, linha fina, chapéu e olho.

serifa, haste, curva e trave.

título, texto introdutório, indicação de fontes e assinatura dos autores.

Questão: 5 de 10

300414

copy

Banca: AOCP

Órgão: ADAF/AM

Cargo(s): Jornalista

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Comunicação > Produção Gráfica / Projeto gráfico e visual: estudo do tipo, papel, partes do livro, organização da página, legibilidade

Tipos com serifa são ideais para pequenas notações em digramas, legendas e mapas.

A escolha da fonte não pode ser influenciada pelo tema a ser abordado.

É sempre interessante misturar diversas fontes em um mesmo design.

Em diagramações cuja elegância é o principal, fontes sem serifa têm mais vantagem.

A clareza do design interfere na perceptibilidade das informações.