Questões de Direito Administrativo - Poder de polícia - Juiz de Direito Substituto
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Questão: 1 de 5
5645f8c83466370014000c2f
Banca: FCC
Órgão: Tribunal de Justiça do Ceará
Cargo(s): Juiz de Direito Substituto
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Poderes administrativos > Poder de polícia
imposição de contrapropaganda pelo órgão de defesa do consumidor, ao fornecedor que incorrer na prática de propaganda enganosa ou abusiva.
imposição de imunização obrigatória às populações sujeitas a determinada moléstia epidêmica.
aplicação de sanção a condenado em pena privativa de liberdade, por promover motim no estabelecimento penitenciário.
medida restritiva imposta pelo CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a atos de concentração econômica.
liquidação extrajudicial de instituição financeira, determinada pelo Banco Central.
Questão: 2 de 5
Desatualizada
564624a534663700140013c0
Banca: FCC
Órgão: Tribunal de Justiça do Amapá
Cargo(s): Juiz de Direito Substituto
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Poderes administrativos > Poder de polícia
É constitucional a cobrança, pelos Municípios, de taxa de prevenção e combate a incêndio, como contraprestação a serviço essencial, específico e divisível que seja prestado pela municipalidade a esse título.
Não configura limitação ao tráfego de bens vedada pela Constituição Federal a apreensão de mercadorias, quando desacompanhadas de documentação fiscal idônea, bem como sua retenção até a comprovação da legitimidade de sua posse pelo proprietário.
É inconstitucional a cobrança de taxa pela utilização efetiva ou potencial de serviço público de segurança, ainda que tal serviço seja solicitado por particular, para sua segurança ou a de terceiros, em evento aberto ao público.
A edição, pelo Estado-membro, de norma regulamentando o serviço de fretamento de ônibus para finalidade turística viola a Constituição Federal, pois invade competência privativa da União para legislar sobre trânsito e transporte.
Para cobrança de taxa pelo exercício de poder de polícia, não é necessária a comprovação de efetiva vistoria da atividade fiscalizada, bastando o funcionamento de órgão competente e apto a exercer a fiscalização.
Questão Desatualizada
Questão: 3 de 5
Desatualizada
5e623e04f92ea10552c06960
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Tribunal de Justiça da Bahia
Cargo(s): Juiz de Direito Substituto
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Poderes administrativos > Poder de polícia
limita ou disciplina direito, interesse ou liberdade individual, regulando e fiscalizando atos civis ou penais.
inclui, no âmbito das agências reguladoras, a possibilidade de tipificar ineditamente condutas passíveis de sanção, de acordo com o STJ.
pode ser delegado a sociedade de economia mista que explore serviço público, a qual poderá praticar atos de fiscalização e aplicar multas.
possui autoexecutoriedade, princípio segundo o qual o ato emanado será obrigatório, independentemente da vontade do administrado.
deve obedecer ao princípio da proporcionalidade no exercício do mérito administrativo e, por isso mesmo, é impassível de revisão judicial nesse aspecto.
Questão Desatualizada
Questão: 4 de 5
5e623e05f92ea105567eb202
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Tribunal de Justiça da Bahia
Cargo(s): Juiz de Direito Substituto
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Poderes administrativos > Poder de polícia
uma servidão administrativa.
uma ocupação temporária.
uma requisição.
uma limitação administrativa.
um tombamento.
Questão: 5 de 5
6205044bfb1cee18b24f6249
Banca: FGV
Órgão: Tribunal de Justiça do Amapá
Cargo(s): Juiz de Direito Substituto
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Poderes administrativos > Poder de polícia
não deve ser acolhida, pois é constitucional a delegação do poder de polícia na forma realizada, inclusive no que concerne à sanção de polícia;
não deve ser acolhida, pois é constitucional a delegação do poder de polícia a qualquer pessoa jurídica de direito privado, desde que cumprido o único requisito que é a prévia autorização legal;
deve ser acolhida, pois é inconstitucional a delegação do poder de polícia, em qualquer das fases de seu ciclo, a pessoa jurídica de direito privado integrante da administração indireta;
deve ser acolhida parcialmente, pois é inconstitucional a delegação do poder de polícia, nas fases de seu ciclo de ordem de polícia e de sanção de polícia, a pessoa jurídica de direito privado integrante da administração indireta;
deve ser acolhida parcialmente, pois, apesar de ser constitucional a delegação do poder de polícia para o serviço público de fiscalização de trânsito, é inconstitucional tal delegação no que concerne à aplicação de multa, que deve ser feita por pessoa jurídica de direito público.