Questões de Literatura - Romantismo
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 31
389685
Banca: UFPR
Órgão: PM/PR
Cargo(s): Cadete
Ano: 2013
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Romantismo
Cirino discorda de Pereira, pois tem opinião muito diferente dele sobre as mulheres, mas o apoia porque foi hospedado por ele e depende de sua proteção.
A desconfiança de Pereira em relação a Meyer tem fundamento, pois o alemão se vê como um ser superior aos sertanejos e acha que todas as moças dali se apaixonarão por ele.
As ameaças violentas feitas por Pereira em razão da honra da filha acabam se concretizando, mas não será Meyer que sofrerá essa violência.
Manecão é um velho capanga de Pereira que conhece Inocência desde que a menina nasceu e lhe é inteiramente dedicado, por isso seria violento diante de um desrespeito a ela.
O casamento próximo de Inocência, dali a dois dias, torna os ânimos mais exaltados, por isso Pereira fica tão irritado com Meyer.
Questão: 2 de 31
389686
Banca: UFPR
Órgão: PM/PR
Cargo(s): Cadete
Ano: 2013
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Romantismo
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Questão: 3 de 31
389237
Banca: UFPR
Órgão: PM/PR
Cargo(s): Cadete
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Romantismo
O narrador é imparcial ao descrever os cenários do subúrbio e de outros pontos da cidade, demonstrando neutralidade na constatação das diferenças entre as regiões.
O subúrbio é descrito ora de modo realista, ora de modo idealizado, contribuindo para a construção de uma visão, por vezes, romantizada da pobreza.
O narrador disseca com rigor quase sociológico os problemas políticos da época, citando fatos e personagens históricos reais que se misturam à narrativa.
O romance apresenta o ambiente do subúrbio aliando a descrição pormenorizada do espaço físico à caracterização dos personagens que o habitam.
Os vários bairros e personagens que estão nos arredores da linha férrea do trem urbano são descritos como um conjunto indiferenciado, como se cada bairro não tivesse sua característica própria.
Questão: 4 de 31
389295
Banca: UFPR
Órgão: PM/PR
Cargo(s): Cadete
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Romantismo
Clara dos Anjos é um romance memorialístico, no qual os acontecimentos rememorados permitem compreender a origem da família da protagonista; Fogo Morto é um romance intimista que dá a conhecer a vida de um núcleo familiar aristocrático ao longo da década de 1930.
Os pontos de vista narrativos desses romances diferem um do outro, porque, em Clara dos Anjos, o narrador participa da trama como personagem, narrando acontecimentos de que participou, enquanto, em Fogo Morto, o narrador é onisciente, dedicando-se a investigar a alma dos personagens.
Nos dois romances, as mulheres pobres não recebem educação formal e são submetidas a uma rotina de violência familiar. Seu destino é o enlouquecimento, como acontece com Marta e Neném em Fogo Morto, ou a insubmissão, como acontece com Clara dos Anjos, que abandona a casa dos pais.
Nos dois romances, a cultura popular aparece representada pela música, que agrada a diferentes personagens: em Clara dos Anjos, a modinha aproxima Cassi Jones da família de Clara; em Fogo Morto, as histórias cantadas por José Passarinho ecoam o sofrimento dos personagens.
Nos dois romances, observa-se a geografia suburbana, com favelas construídas em torno da linha férrea, com aglomerados humanos miscigenados e também com o subemprego dos personagens, como o carteiro Joaquim dos Anjos e o seleiro José Amaro.
Questão: 5 de 31
327592
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Pref. São Luís/MA
Cargo(s): Professor Nível Superior - Língua Portuguesa | undefined
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Romantismo
o índio é inserido em um ambiente predominantemente urbano, sem conexão efetiva com a natureza local.
os elementos da cultura indígena são substituídos pelos costumes burgueses adotados pela sociedade brasileira da época.
a cultura indígena é mesclada a valores universais para provocar a identificação do brasileiro com um passado heroico ideal.
o indígena é representado de forma realista, sendo sua morte trágica relacionada ao advento do processo colonialista.
a atitude guerreira dos indígenas do passado é contraposta ao moderno ideal de civilidade da vida burguesa.