Questões de Literatura - Simbolismo
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Questão: 1 de 5
327598
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Pref. São Luís/MA
Cargo(s): Professor Nível Superior - Língua Portuguesa | undefined
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Simbolismo
liberdade política, relacionada à construção de uma nação grande e livre.
liberdade social, relacionada aos direitos legais do indivíduo.
liberdade laboral, relacionada à abolição da escravatura.
liberdade romântica, relacionada à livre escolha do par amoroso.
liberdade transcendental, relacionada ao desapego material e terrestre.
Questão: 2 de 5
585256
Banca: MS CONCURSOS
Órgão: SAP/SP
Cargo(s): Agente de Segurança - Penitenciária
Ano: 2017
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Simbolismo
Todos os itens estão corretos.
Apenas II, III e IV estão corretos.
Apenas I, II e III estão corretos.
Apenas I, II e IV estão corretos.
Questão: 3 de 5
585124
Banca: MS CONCURSOS
Órgão: Pref. Juti/MS
Cargo(s): Professor - Matemática
Ano: 2019
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Simbolismo
Partindo de um desejo bucólico, esse movimento estava sempre em busca pelos valores da natureza, fazia muitas referências à terra e ao mundo natural. Os poetas dessa escola costumavam escrever sobre as belezas do campo, a tranquilidade que era proporcionada pela natureza e contemplavam a vida simples, desprezando a vida nos grandes centros urbanos, assim como também a agitação e os problemas das pessoas que viviam nesses lugares.
Oposição ao racionalismo, materialismo e cientificismo; negação dos valores do Realismo e Naturalismo; misticismo, religiosidade, sublimação; mistério, fantasia e sensualismo; subjetivismo e individualismo; linguagem fluida e musical; aproximação da poesia e da música; Universo onírico e transcendental; valorização da espiritualidade humana; exploração do consciente e inconsciente; combinações sonoras e sensoriais.
Oposição aos ideais românticos; retrato fidedigno da realidade; objetivismo e materialismo; universalismo e cientificismo; veracidade e contemporaneidade; linguagem culta e detalhada; temas urbanos, sociais e cotidianos; critica os valores burgueses, as instituições sociais e a igreja católica.
Dualismo, riqueza de detalhes, exagero; os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes; é marcante o uso das figuras de linguagem como a metáfora, inversões, hipérbole, paradoxo e antítese.
Questão: 4 de 5
584889
Banca: MS CONCURSOS
Órgão: Pref. Chiador/MG
Cargo(s): Professor | Professor I
Ano: 2020
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Simbolismo
Castro Alves e Cruz e Sousa.
Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens.
Manuel Bandeira e Cruz e Sousa.
Olavo Bilac e Alberto de Oliveira.
Questão: 5 de 5
493035
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: SEDUC/CE
Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa
Ano: 2009
Matéria/Assunto: Literatura > Escolas Literárias Luso-Brasileiras / Simbolismo
“riso”, “formosura” e “beleza”.
“destronada”, “apagadas” e “derradeiros”.
”corpo”, “carne” e “restos”.
“essência”, “vagas” e “fugidias”.