Questões de Matemática - Matemática básica - História da Matemática

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Questão: 1 de 263

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Banca: Exatus

Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Friburgo/RJ

Cargo(s): Professor - Matemática

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Matemática > Matemática básica

Dados os números complexos z = 1 – i e w = √3 + i, é correto afirmar que o módulo e o argumento do produto de z por w são, respectivamente:

√2 e 60º.

√2 e 45º.

2√2 e 45º.

Nenhuma das alternativas anteriores.

Questão: 2 de 263

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Banca: Exatus

Órgão: Prefeitura Municipal de Nova Friburgo/RJ

Cargo(s): Professor - Física

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Matemática > Matemática básica

Em um grupo de pessoas, sabe-se que 25% delas tomam bebida alcoólica. Em uma campanha para diminuir o número de pessoas que ingerem bebida alcoólica, 4 de cada 9 pessoas desse grupo deixaram de ingerir esse tipo de bebida, de maneira que restaram ainda 128 pessoas que mantiveram seu hábito de ingestão desse tipo de bebida. Com base nos dados apresentados, assinale a alternativa correta:

O número total de pessoas nesse grupo é maior que 1.000.

O número de pessoas nesse grupo, que ingeriam bebida alcoólica antes da campanha é igual a 560.

O número de pessoas nesse grupo, que deixaram de ingerir bebida alcoólica após a campanha é menor que 100.

O percentual referente ao total de pessoas desse grupo que não ingerem bebida alcoólica, após a campanha, menor que 80%.

Questão: 3 de 263

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Banca: FCC

Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Cargo(s): Agente de Suporte Educacional

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Matemática > Matemática básica

João vai e volta da escola a pé ou de ônibus. O tempo de ida e volta é o mesmo para a mesma escolha de transporte e diretamente proporcional à distância percorrida. Quando João vai de ônibus e volta a pé, demora 3 horas. Quando vai e volta de ônibus demora 1 hora. Se ele for para a escola a pé e voltar metade da distância a pé, o restante de ônibus, demorará

3,5 horas.

6 horas.

4,5 horas.

4 horas.

5 horas.

Questão: 4 de 263

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Banca: IBAM

Órgão: Prefeitura Municipal de Santos/SP

Cargo(s): Oficial de Administração

Ano: 2020

Matéria/Assunto: Matemática > Matemática básica


Um piscicultor acaba de disponibilizar para venda sua produção de Tilápias que totaliza 8,34 toneladas. Sabendo que o peso médio de cada peixe para o abate é de 600 gramas, quantas unidades deste tipo de peixe, aproximadamente, serão disponibilizadas para comercialização por este produtor?

1,38 . 10³

1,39 . 104

1,38 . 105

1,39 . 106

Questão: 5 de 263

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Banca: Instituto Access

Órgão: Prefeitura Municipal de Passos/MG

Cargo(s): Professor - Matemática

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Matemática > Matemática básica > História da Matemática


A Base Nacional Curricular Comum (BNCC ) é um documento previsto desde a Constituição de 1988, sendo recomendada sua criação na LDB (Lei Diretrizes Bases da Educação) em 1996 e nas Diretrizes Curriculares (1997-2013), tendo em 2014 a sua inserção no PNE (Plano Nacional de Educação), mas que só foi publicada pelo MEC no período de 2017 e 2018.

A seguir temos algumas afirmativas presentes em documentos oficiais:

I. É um documento de caráter normativo (ou seja, obrigatório) que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

II. Os eixos estruturantes da Matemática são: Números e Operações, Espaço e Forma, Grandezas e Medidas e Tratamento da informação.

III. Tem formato de determinação, por isso as avaliações e materiais didáticos serão orientados por ela.

IV. Propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a serem desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. São elas: números, álgebra, geometria, grandezas e medidas e probabilidade e estatística.

As únicas afirmativas corretas com relação à BNCC são

I e II.

II e III.

I, II e IV.

I, III e IV.