Questões de Direito Constitucional - Organização político-administrativa - Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
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Questão: 1 de 14
349401
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: MPOG
Cargo(s): Analista de Infraestrutura - Área I
Ano: 2010
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado / Organização político-administrativa
Questão: 2 de 14
349402
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: MPOG
Cargo(s): Analista de Infraestrutura - Área I
Ano: 2010
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado / Organização político-administrativa
Questão: 3 de 14
203771
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: MPOG
Cargo(s): Administrador | *
Ano: 2015
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado / Organização político-administrativa
julgue os itens a seguir.
Questão: 4 de 14
192750
Banca: ESAF
Órgão: MPOG
Cargo(s): Gestão Social
Ano: 2012
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado / Organização político-administrativa
Compreende a União, os Estados e os Municípios, nestes incluindo-se Brasília, todos autônomos.
A capital federal é o Distrito Federal, sendo Brasília uma região administrativa deste.
A divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, precede a consulta prévia mediante plebiscito, para criação, incorporação, fusão e desmembramento de Municípios.
A organização político-administrativa do Estado brasileiro está disposta em leis federais e estaduais, não possuindo matriz na Constituição Federal de 1988.
Com o advento da atual Constituição, é vedada a reintegração de Territórios Federais ao Estado de origem.
Questão: 5 de 14
192139
Banca: ESAF
Órgão: MPOG
Cargo(s): Analista de Planejamento e Orçamento - Gerência de Projetos e Governança de Tecnologia da Informação
Ano: 2015
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado / Organização político-administrativa
o Brasil adota princípio de separação de Poderes que pode ser caracterizado como flexível.
a Constituição Federal criou mecanismos de freios e contrapesos, que permitem a materialização da harmonia entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, como, por exemplo, a possibilidade do veto às leis pelo chefe do Poder Executivo.
diferentemente do Parlamentarismo, no Presidencialismo o chefe do Poder Executivo acumula as funções de Chefe de Estado e de Chefe de Governo, além de cumprir mandato fixo, sem precisar depender da confiança do Poder Legislativo para sua investidura ou para o exercício de seu cargo.
no modelo e Estado federativo previsto na Constituição Federal, os Estados-Membros possuem soberania e autonomia financeira, administrativa e política.
a eletividade e a temporalidade do mandato do chefe do Poder Executivo, bem como seu dever de prestar contas de seus atos, são características da forma de governo republicana adotada no Brasil.