Questões de Organização do Estado
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 2683
402436
Banca: Inst. AOCP
Órgão: Câmara de Maringá/PR
Cargo(s): Advogado
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado / Competências materiais exclusivas da União
O artigo 22 da Constituição Federal estabelece quais são as matérias cuja competência legislativa é privativa da União. Dessa forma, fica vedada qualquer possibilidade de Lei Complementar que autorize os Estados a legislar sobre matérias relacionadas nesse dispositivo.
A elaboração e execução de planos nacionais ou regionais de ordenação do território e de desenvolvimento econômico e social fazem parte do rol de matérias de competência exclusiva da União, caracterizadas pela indelegabilidade.
As custas dos serviços forenses, a produção e consumo, bem como a assistência jurídica e Defensoria Pública, são exemplos de matérias especificadas como sendo de competência privativa da União.
A manutenção do serviço postal e correio aéreo nacional e a emissão de moeda são exemplos de matérias especificadas no artigo 22 que dispõe sobre a competência privativa da União.
A exploração direta ou mediante concessão, autorização ou permissão referente aos serviços de radiodifusão sonoras, de sons e imagens são matérias previstas no rol de competência concorrente entre a União, os Estados e o Distrito Federal.
Questão: 2 de 2683
395027
Banca: FCC
Órgão: CL/DF
Cargo(s): Técnico Legislativo - Técnico de Enfermagem
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado / Organização político-administrativa
os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por meio de emenda à Constituição.
a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei.
poderão ser instituídas pela União, mediante lei complementar, regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
no âmbito da legislação concorrente, inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados não poderão exercer sua competência legislativa suplementar.
compete aos Municípios organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte intermunicipal, que tem caráter essencial.
Questão: 3 de 2683
383437
Banca: VUNESP
Órgão: DPE/RO
Cargo(s): Defensor Público Substituto
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado / União
pelos critérios de repartição de competências estabelecidos constitucionalmente, que atuam também como limitação do poder.
pela proibição de secessão, que torna o vínculo federativo indissolúvel e é assegurado por meio de cláusula pétrea.
pelo poder de auto-organização, assegurado por uma constituição rígida, sem hierarquia entre os componentes da federação.
pela capacidade de autogoverno, consistente na existência de órgãos próprios que não dependem dos órgãos federais.
pela participação dos Estados-membros na formação da vontade federal, por meio da produção legislativa.
Questão: 4 de 2683
383583
Banca: VUNESP
Órgão: TCE/SP
Cargo(s): Agente de Fiscalização
Ano: 2017
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado / Municípios
extinção dos cargos de provimento efetivo que não estejam ocupados, até o limite de vinte por cento do total de cargos existentes.
colocação em disponibilidade de até 20% dos servidores em atividade, com indenização a ser estipulada pela lei.
demissão a bem do serviço público dos servidores não estáveis, que deverão ser indenizados na proporção de um terço de sua remuneração para cada ano trabalhado.
extinção de todos os cargos de livre nomeação e exoneração, sem direito à indenização dos servidores ocupantes dos cargos.
redução das despesas, em pelo menos vinte por cento, com cargos em comissão e funções de confiança.
Questão: 5 de 2683
362519
Banca: VUNESP
Órgão: Câmara de Indaiatuba/SP
Cargo(s): Agente Administrativo
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Organização do Estado / Organização político-administrativa
executar os serviços de polícia marítima.
legislar sobre política de crédito e câmbio.
manter o serviço postal.
conceder anistia.
recusar fé aos documentos públicos.