Questões de Administração - Avaliação de desempenho - Petrobras Transporte
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Questão: 1 de 4
402103
Banca: CESGRANRIO
Órgão: TRANSPETRO
Cargo(s): Administrador - Júnior
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Administração > Gestão de Pessoas / Avaliação de desempenho
rever seu planejamento estratégico, já que as ações ali planejadas não surtiram o efeito esperado.
identificar os gaps de seus processos e adotar as ações corretivas necessárias, procurando atender às expectativas de seus clientes.
alterar a política da empresa, já que esta é associada, diretamente, pelos clientes, ao seu propósito, e este não está sendo cumprido, tendo em vista seu desempenho abaixo do esperado.
criar uma área de atendimento ao cliente, possibilitando a resolução dos problemas que aparecem, pontualmente, melhorando assim o relacionamento empresa-cliente.
substituir as pessoas responsáveis pelos processos, os quais têm maior índice de insatisfação dos clientes.
Questão: 2 de 4
388207
Banca: CESGRANRIO
Órgão: TRANSPETRO
Cargo(s): Técnico de Administração e Controle Júnior
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Administração > Gestão de Pessoas / Avaliação de desempenho
o cenário que coloca as pessoas como protagonistas e realizadoras, num ambiente participativo, é substituído na ADC por um cenário confuso, contraditório e desmotivador, num ambiente centralizador.
a avaliação é realizada com base em desenvolvimento de perfil e na ferramenta de avaliação personaliza- da para cada cargo ou função, ao passo que, na ADC, a avaliação é baseada em punição e recompensa com uma ferramenta de avaliação genérica.
observa-se que as pessoas são o centro de tudo, e existe um investimento em pessoas para potencializar resultados, ao passo que, na ADC, as pessoas são um “mal necessário” e falta investimento em Recursos Humanos.
observa-se um enfoque nos meios e nos fins para estimular o desenvolvimento das pessoas e a qualidade de vida, ao passo que, na ADC, um enfoque nos fins em detrimento dos meios.
a ausência de indicadores, histórico e mensuração é substituída na ADC por investimentos em ferramentas que facilitam a gestão de pessoas de forma transparente, objetiva e mensurável.
Questão: 3 de 4
388206
Banca: CESGRANRIO
Órgão: TRANSPETRO
Cargo(s): Técnico de Administração e Controle Júnior
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Administração > Gestão de Pessoas / Avaliação de desempenho
dar feedbacks pessoais em público e buscar dados, provas, fatos e testemunhas que complementem sua apresentação, programando o tempo necessário para a conversa que pretende ter.
fornecer exemplos específicos, deixar claro o que no comportamento precisa ser mudado, concentrando sua observação no que se deve fazer, não no que está errado.
focar o feedback na pessoa e não no seu comporta- mento ou resultados, minimizando-se as críticas e estabelecendo, de forma conjunta (supervisor e subordinado), os alvos a serem alcançados.
ser genérica e subjetiva nas suas informações repletas de expressões do tipo “talvez”, “quem sabe” entre outras, evitando focalizar no problema e utilizar exemplos.
ser avaliativa em vez de descritiva e qualificar a outra pessoa, fazendo uso de uma linguagem que possa estimular um comportamento defensivo ou uma reação emocional.
Questão: 4 de 4
546576
Banca: CESGRANRIO
Órgão: TRANSPETRO
Cargo(s): Profissional de Nível Superior - Administrador
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Gestão de Pessoas / Avaliação de desempenho
três dimensões ou feedback 360º
listas de verificação de comportamentos, descrições ou adjetivos
escalas de classificação de conhecimento e qualidades pessoais
figuras do “surfar supérfluo” ou observação física
incidentes críticos e frases comportamentais