Questões de Português - Classes de palavras

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 556

404990

copy

Banca: CONSULPLAN

Órgão: Pref. Suzano/SP

Cargo(s): Assistente Jurídico

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Português > Morfologia / Classes de palavras

“E eles querem que você os use pelo maior tempo possível, porque é assim que você gera dados que os fazem ganhar dinheiro.”

“A Netflix tem muitos recursos para garantir que, em vez de assistir a um capítulo por semana [...] você veja toda a temporada em uma maratona.”

“Nesse ciclo, os poderosos do sistema enriquecem e contam com os melhores cérebros do mundo trabalhando para aumentar os lucros enquanto entregamos tudo a eles.”

“Todos os aplicativos existentes são baseados no design mais viciante de que se tem notícia, uma espécie de caça-níquel que faz o sistema produzir o maior número possível de pequenos eventos inesperados no menor tempo possível.”

Questão: 2 de 556

301909

copy

Banca: AOCP

Órgão: PRODEB

Cargo(s): Analista de TIC II - Construção de Software

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Morfologia / Classes de palavras

Em “Alguma vez você já contabilizou ou avaliou o número de projetos pessoais que abandonou durante a vida?”, a palavra destacada é uma preposição que indica a relação de dependência entre os termos que a antecedem e a sucedem.

Em “Tudo a nossa volta perde o brilho muito rápido onde vivemos a todo tempo [...]” os termos destacados são pronomes que caracterizam “nossa volta” e “brilho”.

Em “Refletindo sobre a minha história, suspeito de possíveis dificuldades que temos e que levam a essa inconstância desenfreada”, a palavra em destaque é um substantivo que caracteriza o sujeito da frase.

Em “E por último e não raramente, para não fechar determinados ciclos, nos boicotamos inconscientemente, procrastinando ou abandonando nossos sonhos pelo temor neurótico de não darmos conta do que escolhemos, agora que somos socialmente e legalmente autorizados a fazê-lo”, a palavra destacada funciona como um advérbio que modifica o verbo “boicotar” no contexto da frase.

Em “Por que é que temos tanta dificuldade em manter relacionamentos e afetos, terminar e fechar o “ciclo” de cursos e estudos que nós mesmos escolhemos?”, a palavra destacada é uma conjunção condicional, pois relaciona os dois termos que a contextualizam, “ciclo” e “cursos”.

Questão: 3 de 556

302106

copy

Banca: AOCP

Órgão: Pref. Pinhais/PR

Cargo(s): Agente Comunitário - Saúde

Ano: 2017

Matéria/Assunto: Português > Morfologia / Classes de palavras

O que mais espanta é a falta de amor. Quando a pessoa é chamada a cumprir a lei, é porque não cumpriu antes seu dever de amor”.

“Quando conseguimos dar uma solução acertada a uma situação, é tão gratificante que toda a equipe tem uma festa no coração [...]”.

“Diz que o fato de existir atualmente uma legislação de proteção aos direitos da pessoa idosa é um benefício importante e que há hoje um respeito um pouco maior da sociedade [...]”.

A diretora do Asilo S. Vicente de Paulo, em Curitiba, Marilene Duarte, acredita que a sociedade precisa ter um olhar mais voltado para a pessoa idosa [...]”.

“Ganhamos o dia, o mês, o ano. Porque é muito triste quando nos deparamos com o desamor [...]”.

Questão: 4 de 556

301701

copy

Banca: AOCP

Órgão: UEFS

Cargo(s): Analista Universitário - Física

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Morfologia / Classes de palavras

Classificam-se como adjetivo, substantivo concreto, adjetivo e substantivo concreto, respectivamente.

São todas substantivos concretos, pois nomeiam sentimentos que independem de um ser para existirem.

São todas adjetivos, pois caracterizam os diferentes tipos de sentimentos.

São todas substantivos abstratos, pois nomeiam sentimentos que não têm existência independente de um ser.

São todas adjetivos derivados de substantivos que nomeiam sentimentos análogos.

Questão: 5 de 556

302011

copy

Banca: AOCP

Órgão: PRODEB

Cargo(s): Analista de TIC I - Data Center

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Português > Morfologia / Classes de palavras

Em “Nascemos para o amor, para a compaixão, para a generosidade”, as palavras destacadas são substantivos próprios que designam características do sujeito da frase.

Em “Nossas convenções sociais ultrapassadas nos levam a tomar o rumo praticamente oposto ao que desejamos lá no âmago da nossa alma”, os termos destacados são artigos indefinidos que se remetem aos substantivos que os sucedem.

Em “Descobrimos, precisamente, toda beleza que há em ser verdadeiramente HUMANO”, a palavra destacada é um advérbio que indica o modo relacionado ao verbo “descobrir”.

Em “Existência às vezes adormecida. Existência às vezes consciente. Outras vezes esquecemos que precisamos do nosso grande amigo silêncio para viver melhor cada mistério”, a palavra destacada é uma conjunção que indica relação entre os termos “silêncio” e “viver melhor”.

Em “Viver é uma arte, é o que escutamos desde muito cedo”, a palavra destacada é uma conjunção que liga o verbo escutar, da forma como está conjugado, ao período que ocorreu o fato.