Questões de Concurso para Prefeitura Municipal de Buritizal/SP - Professor - História

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Questão: 1 de 50

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Buritizal/SP

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas

no primeiro, desenvolve-se o conhecimento prático, que constitui a subestrutura do conhecimento representativo posterior.

no segundo, aparecem as operações concretas, devido ao fato de que elas operam com objetos, e ainda não sobre hipóteses expressadas verbalmente.

no terceiro estágio, ocorre o início da linguagem, da função simbólica e, assim, do pensamento ou representação.

no terceiro estágio, as operações concretas são ultrapassadas à medida que a criança alcança o nível chamado de operações formais ou hipotético-dedutivas.

no quarto estágio, desenvolve-se a capacidade de construção da sucessão temporal e da causalidade sensório-motora elementar.

Questão: 2 de 50

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Buritizal/SP

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Avaliação Educacional: aprendizagem, larga escala e institucional

o educando tem a oportunidade de se colocar como sujeito ativo e transformador do seu espaço de vivência e convivência.

os alunos e o professor definem as estratégias para buscar respostas às questões e hipóteses levantadas na problematização.

os alunos assumem a responsabilidade pela escolha do tema e dos conteúdos a serem trabalhados e expressam suas ideias e conhecimentos sobre eles.

a quantidade de conhecimentos aprendidos pelos educandos no processo de ensino-aprendizagem é medida, a fim de que possam ser feitos os ajustes necessários.

o educador incentiva a manifestação dos alunos sobre o problema em questão e a interpreta para perceber quais são suas hipóteses de explicação de fatos da realidade.

Questão: 3 de 50

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Buritizal/SP

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional > Diretrizes Curriculares Nacionais > Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 anos

à justiça, à solidariedade, à liberdade e à autonomia; bem como ao respeito da dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos.

à promoção de aprendizagens significativas do ponto de vista das exigências sociais e de desenvolvimento pessoal.

à possibilidade de atender às necessidades e às características dos estudantes de diversos contextos sociais e culturais e com diferentes capacidades e interesses.

ao cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade e à construção de identidades plurais e solidárias.

ao reconhecimento dos direitos e deveres de cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais.

Questão: 4 de 50

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Buritizal/SP

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico

sujeito ativo no mundo e situado como ser engajado com as causas sociais.

receptor passivo, inserido em um mundo que irá conhecer pelo repasse de informações.

pesquisador que, para aprender, precisa buscar, conhecer e experimentar.

copista eficiente ou reprodutor do que foi instruído fielmente pela instituição de ensino.

indivíduo que reflete sobre a opressão e suas causas, disposto a lutar por sua libertação.

Questão: 5 de 50

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Buritizal/SP

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas

erradicação das desigualdades sociais e ao aumento do produto interno bruto.

criação de laboratórios de informática nas escolas públicas com acesso à internet.

transformação das escolas regulares de ensino em centros de formação profissional.

expansão do número de escolas comunitárias, filantrópicas ou confessionais mantidas com recursos públicos.

universalização do atendimento escolar e à formação para o trabalho.