Questões de Direito Constitucional - Prefeitura Municipal de Campinas/SP - Auditor Fiscal Tributário Municipal
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 11
280235
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Campinas/SP
Cargo(s): Auditor Fiscal Tributário Municipal
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Poder Legislativo / Fiscalização Contábil, Financeira e Oçamentária
Ao Tribunal de Contas do Município de Campinas é atribuída competência para fiscalização financeira do município.
O controle externo é exercido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e o controle interno é exercido pelo Tribunal de Contas do Município.
Enquanto não for criado o Tribunal de Contas próprio do Município de Campinas, o Tribunal de Contas do Estado fará o controle.
O controle interno é exercido pelo Tribunal de Constas do Estado de São Paulo e o controle externo é exercido pelo Tribunal de Contas do Município.
Na inexistência de Tribunal de Contas do Município, a Constituição Federal atribuiu competência ao Tribunal de Contas do Estado para fiscalização financeira do município.
Questão: 2 de 11
287519
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Campinas/SP
Cargo(s): Auditor Fiscal Tributário Municipal
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Tributação e orçamento / Orçamentos
leis de iniciativa do Poder Legislativo estabelecerão o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.
o estabelecimento de normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta, bem como condições para a instituição e funcionamento de fundos, é matéria de lei ordinária.
os projetos de lei relativos aos créditos adicionais serão apreciados unicamente pela Câmara dos Deputados, na forma do regimento comum.
a Lei Orçamentária Anual poderá autorizar a abertura de créditos suplementares e a contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.
caberá a uma Comissão permanente de Deputados Federais examinar e emitir parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo Presidente da República.
Questão: 3 de 11
287455
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Campinas/SP
Cargo(s): Auditor Fiscal Tributário Municipal
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Poder Executivo / Responsabilidade do Presidente
O Presidente ficará suspenso de suas funções nos crimes de responsabilidade, após a instauração do processo pela Câmara dos Deputados.
Nos crimes de responsabilidade, admitida a acusação contra o Presidente da República, será ele submetido a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
A Constituição Federal estabelece rol taxativo dos crimes de responsabilidade do Presidente da República.
Os crimes de responsabilidade do Presidente da República serão definidos em lei complementar, que estabelecerá as normas de processo e julgamento.
São crimes de responsabilidade os atos do Presidente da República que atentem contra o livre exercício do Ministério Público.
Questão: 4 de 11
287488
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Campinas/SP
Cargo(s): Auditor Fiscal Tributário Municipal
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Constituição: conceito e classificações
Trata-se de conceito imposto a partir do êxito do movimento constitucional no início do século XX, o qual se identifica com os postulados políticos-liberais.
Referido conceito define a constituição como o estatuto jurídico fundamental da comunidade ou lei fundamental da sociedade, que possui uma especificidade de conteúdo material.
O conceito ideal de constituição considera a supremacia do interesse público sobre o privado como elemento material caracterizador.
De acordo com o conceito ideal de constituição, esta pode ser escrita, não escrita, analítica ou sintética.
Segundo esse conceito, a constituição deve consagrar um sistema de garantias da liberdade, por meio do reconhecimento de direitos individuais e da participação dos cidadãos nos atos do poder legislativo.
Questão: 5 de 11
280513
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Campinas/SP
Cargo(s): Auditor Fiscal Tributário Municipal
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Teoria Geral do Estado / Poder constituinte
Modernamente, predomina o entendimento de que as Assembleias Legislativas titularizam o poder constituinte, pois são órgãos que atuam por delegação popular.
O Poder Constituinte originário manifesta-se de acordo com forma prefixada, não obstante seja caracterizado por ser incondicionado e ilimitado.
O Poder Constituinte é distinto, superior, anterior e fonte de autoridade dos poderes constituídos, com eles não se confundindo.
O Poder Constituinte derivado reformador consiste na possibilidade de auto-organização dos Estados-membros, por meio de suas respectivas constituições estaduais.
O Poder Constituinte derivado decorrente consiste na possibilidade de alterar-se o texto constitucional, observando-se a regulamentação especial prevista na Constituição.