Questões de Técnicas Laboratoriais - Prefeitura Municipal de Macapá/AP
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 25
392418
Banca: FCC
Órgão: Pref. Macapá/AP
Cargo(s): Técnico em Laboratório
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Técnicas Laboratoriais
a coloração de tinta da China serve para diagnóstico de uma infecção fúngica.
a coloração de Gram tem pouco valor diagnóstico, pois tanto Gram-positivas quanto Gram-negativas podem causar meningite.
a amostra de líquido cefalorraquidiano nunca deve ser centrifugada, sob risco de inativação bacteriana.
um resultado positivo para bactérias, na pesquisa direta em líquido cefalorraquidiano, exclui a necessidade da cultura da amostra.
do tipo viral, o isolamento do agente etiológico é fundamental para diagnóstico.
Questão: 2 de 25
392419
Banca: FCC
Órgão: Pref. Macapá/AP
Cargo(s): Técnico em Laboratório
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Técnicas Laboratoriais
A água potável sempre pode ser usada para diluição de pós comercializados, pois a autoclavação irá neutralizar os metais ou íons, porventura, presentes na água.
Aqueles autoclavados em frascos fechados e sem introdução de nutrientes após a autoclavação, poderão ser imediatamente utilizados para semeadura de amostras biológicas.
Todos os meios de cultura podem ser autoclavados, sem risco de inativação de nutrientes ou de denaturação de proteínas.
Em caso de diluição de um pó para preparo de meio líquido, o valor do pH final é informado e garantido pelo fabricante e, portanto, não precisa ser monitorado.
Um meio de cultura sólido, distribuído em placa de Petri para teste de antibiograma, deve ter altura de 4 cm, sob risco de erros no resultado do halo de inibição.
Questão: 3 de 25
392420
Banca: FCC
Órgão: Pref. Macapá/AP
Cargo(s): Técnico em Laboratório
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Técnicas Laboratoriais
0,85 g de cloreto de sódio e diluir em 1000 mL de água.
85 g de cloreto de sódio e diluir em 100 mL de água.
0,85 g de cloreto de sódio e diluir em 100 mL de água.
8 g de cloreto e 5 g de sódio e diluir em 1000 mL de água.
85 g de cloreto de sódio e diluir em 1000 mL de água.
Questão: 4 de 25
392421
Banca: FCC
Órgão: Pref. Macapá/AP
Cargo(s): Técnico em Laboratório
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Técnicas Laboratoriais
a tecnologia de citometria de fluxo com fluorescência, quando incorporada à de corrente contínua para medida de impedância e corrente em radiofrequência, permite a contagem diferencial de leucócitos, no máximo de até 3 tipos celulares: granulócitos, linfócitos e células mononucleares.
a impedância é usada como indicador, pois células sanguíneas são más condutoras de eletricidade e, quando colocadas em um meio condutor que passa por uma pequena abertura por onde circula uma corrente elétrica, há um aumento mensurável da impedância elétrica na abertura, à medida que cada célula passa.
alguns tipos de equipamentos fazem dosagem de hemoglobina com uso de agente lítico potente e do reagente lauril sulfato mas, ainda não estão controladas as interferências em amostras com lipemia, ou com leucocitose ou com nível elevado de proteínas, constituindo uma limitação no uso desses equipamentos.
alguns instrumentos contam e medem as células por dispersão de luz, ou seja, uma célula, ao passar através de um feixe luminoso, absorve a luz de acordo com o formato celular, sendo a luz branca usada para eritrócito e o laser para leucócitos.
a contagem diferencial de basófilos e eosinófilos requer ainda, análise da forma, granulosidade e tamanho celular; reações citoquímicas, como peroxidase, empregadas em técnicas manuais ainda não estão disponíveis em sistemas laboratoriais automatizados.
Questão: 5 de 25
392422
Banca: FCC
Órgão: Pref. Macapá/AP
Cargo(s): Técnico em Laboratório
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Técnicas Laboratoriais
são conectados, alguns deles, a uma máquina automática de distender e corar lâminas para contagem de eritrócitos e leucócitos, mas como as plaquetas não se coram, elas não podem sem contadas.
transportam a amostra de sangue para uma agulha aspiradora e verificam se o volume foi adequado, mas nenhum tipo de equipamento ainda é capaz se verificar a presença de coágulos.
são capazes de realizar contagem e diferenciação das células sanguíneas por impedância elétrica ou por dispersão de luz.
determinam parâmetros que dependem da contagem e da medida das partículas através de canal único que adiciona um diluente para eritrócitos e, a seguir, adiciona um agente lítico para lise de leucócitos.
ou contam leucócitos e hemácias ou dosam hemoglobina, para as quais é necessário lise das hemácias.