Questões de História - Pará - Prefeitura Municipal de Marabá/PA

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 2

5f981e850905e927a9a08cb2

copy

Banca: FADESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Marabá/PA

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Pará

vários movimentos sociais e políticos conhecidos como processo de adesão do Pará à independência do Brasil, quando na luta entre paraenses e portugueses a cidade foi destruída por incêndios sucessivos que se seguiram dos anos de 1820 até 1840.

movimentos sociais que iniciaram com o processo da separação política de Portugal e adesão do Pará a ela em 1823 e culminaram com a Cabanagem (1835-1840), movimento no qual Belém foi bombardeada por muitos navios e a cidade ficou destruída, levando décadas para ser reconstruída.

movimentos políticos como o Cabano, que tentou negociar uma tomada de poder que ainda estava nas mãos dos portugueses, mas, sem conseguir seu objetivo, os cabanos incendiaram a cidade, deixando Belém destruída como mostra a imagem.

movimentos como os da Cabanagem, em que povos indígenas e mestiços tomaram a cidade do poder dos portugueses e brancos e a destruíram completamente durante a sua retirada, queimando tudo e sobrando apenas o palácio do governo que não era feito de madeira.

Questão: 2 de 2

5f981e870905e927a8e36eb8

copy

Banca: FADESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Marabá/PA

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Pará

imensidão do espaço público republicano com a presença do símbolo central da República – a Mariane – em seu ponto mais alto e destacado, demarcando o poder republicano que, com os anos, teria espaço na praça pela edificação de outros ícones (estátuas, coretos, etc.).

simplicidade da República no Brasil com a construção de uma praça sem outros destaques senão uma estátua central dentro de um espaço todo vazio, que não seria preenchido com mais nada.

pobreza da República no Brasil e em especial no Pará, que – sem dinheiro para muitas homenagens, fazia uma praça simples com um único símbolo central, a Mariane francesa.

riqueza e o feminismo da República no Brasil, que destruiu uma mata virgem para construir uma enorme praça na periferia de Belém em homenagem às mulheres republicanas de 1889 (Mariane).