Questões de Educação - Avaliação Educacional: aprendizagem, larga escala e institucional - Prefeitura Municipal de Rio Claro/SP

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Questão: 1 de 3

234804

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Rio Claro/SP

Cargo(s): Diretor de Escola

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Educação > Avaliação Educacional: aprendizagem, larga escala e institucional

aprofundar a análise epistemológica e didática do processo de aprendizagem dos alunos, de deliberar ações conjuntas que contribuam para o aprimoramento das ações futuras do corpo docente, dos alunos e de toda a escola.

olhar para trás em relação às aprendizagens dos alunos, buscando coletar dados explicativos e comprobatórios do que o educando aprendeu ou deixou de aprender, classificando-os com precisão para promovê-los ou retê-los.

examinar e julgar prioritariamente os problemas disciplinares e de conduta dos alunos, decidindo as medidas a serem tomadas e se eles podem e devem ser promovidos nas disciplinas avaliadas pelos conselhos de classe.

promover os alunos, selecionando-os por grau de aprendizagem, de modo a assegurar a continuidade de seus estudos em classes homogêneas que possibilitem ao professor e ao educando um ensino em igualdade de condições.

olhar para frente em relação à aprendizagem dos alunos, classificando-os quanto à necessidade de cursarem a recuperação de final de ano, com duração de até quinze dias corridos para permitir-lhes sua promoção.

Questão: 2 de 3

234803

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Rio Claro/SP

Cargo(s): Diretor de Escola

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Educação > Avaliação Educacional: aprendizagem, larga escala e institucional

ser diagnóstica, ou seja, deverá ser instrumento dialético do avanço da aprendizagem, constituindo-se instrumento da identificação de novos rumos.

apresentar-se como procedimento classificatório, medindo com precisão o que foi aprendido pelos alunos a partir do ensino que lhes foi ministrado.

apoiar-se na autoavaliação para recompensar os que mais se esforçarem, independentemente dos resultados alcançados nas provas orais e escritas.

pautar-se por uma pedagogia compensatória para assegurar que a avaliação seja democrática com todos os alunos, isto é, mais fácil para os mais fracos.

desenvolver práticas avaliativas reguladas com o máximo rigor para ajustar o ensino aos diferentes escolares, com exigência idêntica para todos.

Questão: 3 de 3

231786

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Rio Claro/SP

Cargo(s): Professor - Educação | PEB I - Quadro 1

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Educação > Avaliação Educacional: aprendizagem, larga escala e institucional

geralmente, as diferenças entre os desempenhos dos alunos são reflexos de suas dificuldades cogni­tivas.

as explicações individuais do professor constituem o melhor exemplo de atividades de ensino diferencia­das e produtivas.

todos os diferentes jeitos de ser e de aprender devem ser valorizados e subsidiar as alternativas didáticas.

o uso de apostilas é um fator fortemente auxiliar do professor na diferenciação do ensino e na promoção dos alunos.

atividades educativas diversificadas e atividades educativas diferenciadas são denominações diferen­tes para práticas de idêntico significado pedagógico.