Questões de Direito Administrativo - Atos de improbidade administrativa - Prefeitura Municipal de Rosana/SP
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 1
Desatualizada
208508
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Rosana/SP
Cargo(s): Procurador do Município
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Direito Administrativo > Improbidade administrativa / Atos de improbidade administrativa
Revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo constitui ato de improbidade que importa enriquecimento ilícito ou causa dano ao erário.
Não estão sujeitos às penalidades da Lei Federal nº 8.429/92, os atos de improbidade praticados contra o patrimônio de entidade que receba subvenção, benefício ou incentivo, fiscal ou creditício, de órgão público.
As disposições da Lei Federal no 8.429/92 são aplicáveis, no que couber, àquele que, mesmo não sendo agente público, induza ou concorra para a prática do ato de improbidade ou dele se beneficie sob qualquer forma direta ou indireta.
Exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa jurídica que tenha interesse suscetível de ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público, durante a atividade, é ato de improbidade administrativa que causa dano ao erário.
Independentemente das sanções penais, civis e administrativas previstas na legislação específica, o responsável pelo ato de improbidade fica sujeito às cominações da Lei Federal nº 8.429/92, que deverão ser aplicadas sempre de forma cumulativa, mas graduadas de acordo com a gravidade do fato.
Questão Desatualizada