Questões de História - Prefeitura Municipal de São Luís/MA
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 41
249501
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Pref. São Luís/MA
Cargo(s): Professor Nível Superior - História
Ano: 2017
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Regime Militar / Política
A Era Vargas, iniciada com a Revolução de 1930, abriu as portas do país à modernidade, o que se comprova pela introdução dos direitos políticos, civis e sociais que garantiram a prevalência do Estado democrático e de direito.
A ruptura institucional de 1964 rompeu com a experiência liberal-democrática consagrada pela Constituição de 1946: as crises que se avolumaram nos primeiros anos da década — governos Jânio e Jango — prenunciavam a chegada de um regime autoritário que perduraria por cerca de duas décadas.
As rebeliões do período regencial instauraram um contexto de guerra civil, o que representou uma contradição daquele momento de grande estabilidade política.
A Lei Áurea, em 1888, fortaleceu a popularidade do Império e apaziguou o movimento Republicano, ao indicar que a proclamação da República seria consequência natural do ato da Princesa Isabel.
Os levantes tenentistas nos anos 1920 tinham por objetivo principal sustentar, pelas armas, o sistema político instaurado na República Velha, o que, na prática, significava a manutenção das estruturas oligárquicas do poder.
Questão: 2 de 41
249716
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Pref. São Luís/MA
Cargo(s): Professor Nível Superior - História
Ano: 2017
Matéria/Assunto: História > História Mundial / Historiografia e Ensino de História
Para evitar embaraços aos países que, embora sejam membros das Nações Unidas, têm governo não democrático, o direito à participação política, direta ou indireta, não foi contemplado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O principal marco na trajetória dos direitos humanos é a Revolução Francesa, pois dela emergiu um documento constitucional que aboliu a escravidão nas colônias francesas e consagrou o sufrágio universal masculino e feminino.
Como os direitos humanos são direitos subjetivos, os conteúdos escolares associáveis ao assunto não são passíveis de serem considerados como objetos de avaliação escolar.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece e expõe dificuldades à adoção das novas tecnologias como ferramentas de ensino, apesar de defender o direito do cidadão de "procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras".
Direitos humanos são aqueles que o indivíduo possui pelo simples fato de existir e ligam-se, na prática, a normas internacionais que protegem os seres humanos de abusos graves de natureza política, legal ou social.
Questão: 3 de 41
249717
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Pref. São Luís/MA
Cargo(s): Professor Nível Superior - História
Ano: 2017
Matéria/Assunto: História > História Mundial / Antiguidade Clássica
Carlos Magno foi responsável por barrar a expansão islâmica para o continente europeu a partir da Península Ibérica e ganhou notoriedade pela vitória na batalha de Poitiers.
A coroação de Carlos Magno deu início à duradoura unificação dos povos germânicos sob um soberano cristão.
O governo carolíngio apoiou-se na distribuição de terras e de poderes políticos a nobres, unidos ao imperador por laços de fidelidade, o que fortaleceu a vassalagem, que passou a ser a base da política medieval.
O Império Romano do Oriente conteve as invasões bárbaras da Antiguidade tardia graças à união que Roma e Constantinopla, ainda que politicamente divergentes, mantiveram em termos religiosos e culturais.
Instituída no período carolíngio, a divisão da sociedade em oratores, bellatores e elaboratores adéqua-se a todo o medievo.
Questão: 4 de 41
249722
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Pref. São Luís/MA
Cargo(s): Professor Nível Superior - História
Ano: 2017
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Período Pré-Colonial
Os dilemas decorrentes dos achados arqueológicos das ruínas do grande Zimbábue foram esclarecidos com a descoberta de fontes escritas que permitiram desvendar a história desse reino e, principalmente, as razões de seu declínio.
Os portugueses desconsideravam as organizações africanas, por isso o uso da força era a única estratégia de dominação dos portugueses contra os africanos.
A África Oriental encontrava-se ainda inexplorada no momento em que os europeus ali chegaram, ao final do século XV.
O Reino do Congo, cuja economia incluía atividades rurais e um rico comércio de tecidos, metais e animais, entrou em decadência no século XV, momento em que foi rapidamente conquistado por Portugal.
A segurança experimentada ao sul do Saara durante o Império Malinês facilitou a expansão do islã para a região. Nesse contexto, a cidade de Tombouctu tornou-se uma importante referência de erudição muçulmana.
Questão: 5 de 41
249730
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Pref. São Luís/MA
Cargo(s): Professor Nível Superior - História
Ano: 2017
Matéria/Assunto: História > História do Brasil / Período Colonial / Sociedade
desconsideraram os aspectos econômicos, como a elevada tributação imposta pela corte, caso da Revolução Farroupilha.
representaram o embate entre dois projetos políticos diferentes: o autogoverno provincial e o centralismo da corte.
foram influenciadas por princípios republicanos e federativos e motivadas por forte sentimento antimonarquista.
tiveram caráter laico, como a Revolta dos Malês.
questionaram as elites locais, mantendo a lealdade ao poder regencial e à unidade nacional.