Questões de Educação - Educação Inclusiva ou ensino inclusivo - Prefeitura Municipal de Valinhos/SP

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Questão: 1 de 4

351582

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Valinhos/SP

Cargo(s): Professor - Educação

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Modalidades de ensino / Educação Inclusiva ou ensino inclusivo

o reconhecimento da diversidade e a organização de agrupamentos de alunos com as mesmas caracte­rísticas, promovendo melhor comunicação e entro- samento entre eles.

a seleção dos melhores alunos para que os profes­sores trabalhem no sentido de desenvolver suas potencialidades e atendimento aos demais de acor­do com suas dificuldades.

o reconhecimento dos alunos cuja identidade corres­ponde ao que a escola espera de cada um deles, dando a eles o devido destaque, ao mesmo tempo em que valoriza a produção de todos.

a abertura à diversidade e identificação e respeito às características de cada aluno, dando-lhes atenção e cuidado de acordo com suas necessidades educa­cionais especiais.

a garantia ao direito à diferença como resultante da multiplicidade e não da diversidade, porque entende que a diversidade é estática e a multiplicidade é ativa, dinâmica e produtiva.

Questão: 2 de 4

368964

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Valinhos/SP

Cargo(s): Pedagogo

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Modalidades de ensino / Educação Inclusiva ou ensino inclusivo

constituição de um arcabouço político e legal fundamentado na concepção de educação inclusiva.

organização de escolas e classes de educação especial que possam absorver os alunos matriculados em escolas e classes regulares.

visão dos direitos humanos e do conceito de cidadania fundamentado no reconhecimento das diferenças e na participação dos sujeitos.

identificação dos mecanismos e processos de hierarquização que operam na regulação das desigualdades sociais.

distinção dos alunos em razão de características intelectuais, físicas, sociais e linguísticas como estruturantes de um novo modelo de educação.

Questão: 3 de 4

368970

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Valinhos/SP

Cargo(s): Pedagogo

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Modalidades de ensino / Educação Inclusiva ou ensino inclusivo

dos diretores das escolas que oferecem o AEE em colaboração com os coordenadores pedagógicos, com os professores das salas multifuncionais e com profissionais da saúde que demonstrem habilitação e formação para lidar com pessoas portadores de deficiências variadas.

do psicopedagogo responsável pela orientação dos professores nas salas de recursos multifuncionais, ouvidos sempre os professores das classes regulares, bem como os familiares dos alunos com deficiências que participam do programa de AEE.

dos professores das classes de ensino regular, ouvidos sempre os coordenadores pedagógicos, a direção da escola, os professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais, bem como os pais ou responsáveis dos alunos que participam do AEE.

dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros de AEE, em articulação com os demais professores do ensino regular, com a participação das famílias e em interface com os demais serviços setoriais da saúde, da assistência social, entre outros necessários ao atendimento.

dos coordenadores pedagógicos, com apoio de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos sociais que apresentem experiência no atendimento educacional de alunos portadores de necessidades educacionais especiais e suas famílias.

Questão: 4 de 4

351596

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Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Valinhos/SP

Cargo(s): Professor - Educação

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Modalidades de ensino / Educação Inclusiva ou ensino inclusivo

em classe, em que o atendimento educacional espe­cializado seja voltado especificamente a cada uma das deficiências apresentadas pelos alunos.

nas classes comuns do ensino regular e no Atendi­mento Educacional Especializado (AEE) ofertado em salas de recursos multifuncionais ou em centros de Atendimento Educacional Especializado.

exclusivamente nas escolas que tenham condições físicas para o acesso dos alunos com múltiplas defi­ciências, que precisam do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

nas classes especiais, montadas nas escolas de ensino regular e que contam com professores devi­damente qualificados, para atender cada aluno de acordo com sua deficiência.

em qualquer escola pública ou particular desde que ofereça de forma concomitante o ensino regular e o Atendimento Educacional Especializado(AEE) na mesma unidade.