Questões de Processo Legislativo

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 52

321682

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Arujá/SP

Cargo(s): Advogado

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Processo Legislativo > Processo Legislativo / Matérias Legislativas / Medida provisória

É vedada a edição de medida provisória a respeito da organização do Poder Judiciário, mas permite-se caso se trate da organização interna do Ministério Público Federal, cuja estrutura está vinculada à administração pública.

As medidas provisórias possuem o prazo de vigência de 45 dias prorrogáveis uma única vez por igual período, caso não sejam analisadas pelo Poder Legislativo.

A deliberação de cada uma das Casas do Congresso Nacional sobre o mérito das medidas provisórias dependerá de juízo prévio sobre o atendimento de seus pressupostos constitucionais.

As medidas provisórias terão a sua votação iniciada no Senado Federal.

Se a medida provisória não for apreciada em até 30 dias contados de sua publicação, entrará em regime de urgência, subsequentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, até que se ultime a votação, todas as demais deliberações legislativas da Casa em que estiver tra mitando.

Questão: 2 de 52

311883

copy

Banca: FCC

Órgão: AL/AP

Cargo(s): Advogado Legislativo - Procurador

Ano: 2020

Matéria/Assunto: Processo Legislativo > Processo Legislativo / Matérias Legislativas / Medida provisória

a medida provisória P revogou a Lei Y e a sua rejeição implicou a repristinação da Lei X.

não editado decreto legislativo pelo Congresso Nacional no prazo de 60 dias, as relações jurídicas constituídas e decor- rentes de atos praticados durante a vigência da medida provisória P serão regidas pela Lei X.

não editado decreto legislativo pelo Congresso Nacional no prazo de 60 dias, as relações jurídicas constituídas e decor- rentes de atos praticados durante a vigência da medida provisória P serão regidas pela Lei Y.

a medida provisória P não revogou a Lei Y e a sua rejeição não implicou, nos termos do § 3º do artigo 2º da LINDB, a repristinação da Lei Y.

a medida provisória P revogou a Lei Y e a sua posterior rejeição implicou, nos termos do § 3º do artigo 2º da LINDB, a repristinação da Lei Y.

Questão: 3 de 52

276782

copy

Banca: FCC

Órgão: SEFAZ/BA

Cargo(s): Auditor Fiscal - Administração Tributária

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Processo Legislativo > Processo Legislativo / Matérias Legislativas / Medida provisória

edição de medida provisória sobre várias matérias e, dentre elas, matérias relativas à nacionalidade, à cidadania, ao direito civil, aos direitos políticos, ao direito do trabalho, aos partidos políticos, aos direitos sociais e ao direito eleitoral.

reedição, na mesma legislatura, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.

produção imediata de seus efeitos no caso de instituição ou majoração do imposto sobre a renda, porque os efeitos dessa MP serão produzidos somente no exercício financeiro seguinte àquele em que houver sido convertida em lei, até o último dia daquele em que foi editada.

aprovação de medida provisória por decurso de prazo, devendo sua votação ser iniciada no Senado Federal.

prorrogação da vigência de medida provisória que, no prazo de sessenta dias, contado de sua publicação, não tiver a sua votação encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional.

Questão: 4 de 52

272905

copy

Banca: FCC

Órgão: CL/DF

Cargo(s): Procurador Legislativo

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Processo Legislativo > Processo Legislativo / Noções Básicas / Comissões

rejeição, pois se trata de matéria de natureza eminentemente administrativa, cuja iniciativa de lei é privativa do Governador do Distrito Federal.

rejeição, por vício de desvio de poder no processo legislativo, com recurso ao Plenário.

aprovação, oficiado o Governador do Estado para aquiescer sobre o projeto.

aprovação, pois se trata de matéria estranha ao rol taxativo das iniciativas privativas do Governador, que deve ser interpretado restritivamente.

devolução do projeto ao deputado distrital que o apresentou para sanar vício de inconstitucionalidade formal quanto à iniciativa.

Questão: 5 de 52

268065

copy

Banca: FCC

Órgão: CL/DF

Cargo(s): Procurador Legislativo

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Processo Legislativo > Processo Legislativo / Noções Básicas / Líderes, lideranças, maioria e minoria

Os blocos parlamentares serão integrados por no mínimo dois partidos e três deputados distritais.

Os partidos poderão, por deliberação de suas lideranças, constituir blocos parlamentares sob liderança comum.

Os partidos que se coligarem em bloco, sem prejuízo da liderança do bloco, mantêm o direito à liderança própria e às prerrogativas e atribuições regimentais.

Assim como nas frentes parlamentares, deputados distritais integrantes de um bloco poderão fazer parte de outro, desde que não ultrapasse número de dois blocos, concomitantemente.

Considera-se maioria o partido político ou bloco parlamentar com maior número de integrantes que, por unanimidade, formalize ser base do governo.