Questões de Concurso Procuradoria Geral do Estado do Piauí

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Questão: 1 de 94

569936c96170706547008ae7

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Procuradoria Geral do Estado do Piauí

Cargo(s): Procurador do Estado

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Direito Tributário

Com o diferimento do ICMS, ocorre a imputação de responsabilidade pessoal e solidária ao contribuinte que originariamente deveria recolher o crédito tributário devido.

São objeto de imunidade com relação ao IPVA os veículos do corpo diplomático acreditado junto ao governo brasileiro.

Em relação ao IPVA, há isenção da propriedade de tratores, o que configura uma dispensa legal ao pagamento do imposto.

Desde que o beneficiário não seja proprietário de outro imóvel e que não receba mais que um imóvel por ocasião da transmissão, a transmissão de imóvel rural cuja área não ultrapasse o módulo rural da região será isenta de ITCMD.

O ICMS incide na saída de mercadoria com destino a depósito fechado do próprio contribuinte, ainda que todo o percurso se dê no interior do mesmo estado da Federação.

Questão Anulada

Questão: 2 de 94

569936ca6170706547008aec

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Procuradoria Geral do Estado do Piauí

Cargo(s): Procurador do Estado

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Seguridade Social > Direito Previdenciário > Regimes da Previdência Social > Regimes Estaduais de Previdência > Piauí

O estado se responsabilizará pela cobertura de eventuais insuficiências financeiras para o pagamento dos benefícios do RPPS/PI, podendo propor a abertura de créditos orçamentários adicionais, limitados, no entanto, a 50% do valor necessário, em atenção ao princípio da paridade contributiva do custeio previdenciário.

O FPS/PI destina-se a beneficiar os servidores públicos civis e militares, ativos e inativos, de qualquer dos poderes do estado do Piauí, excetuados os membros da magistratura, do MP e do Tribunal de Contas, que possuem fundo específico.

Para as despesas de gestão e administração do FPS/PI, é facultada a utilização de até 2% do valor total da remuneração, proventos e pensões dos segurados vinculados ao RPPS/PI, relativamente ao exercício financeiro anterior.

É vedada a utilização dos recursos do FPS/PI para empréstimos de qualquer natureza aos segurados e seus dependentes, a estados, ao DF ou a municípios, excepcionando-se tal vedação à União, na hipótese de calamidade pública.

Destinam-se ao FPS/PI as receitas decorrentes de alienação de imóveis e outros bens do estado e o aporte de capital financeiro anual, até 35% do valor total da despesa com pessoal do estado, no exercício anterior, independentemente de resultados deficitários ou superavitários desse fundo.

Questão: 3 de 94

569936ca6170706547008aed

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Procuradoria Geral do Estado do Piauí

Cargo(s): Procurador do Estado

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Seguridade Social > Direito Previdenciário > Regimes da Previdência Social > Regimes Estaduais de Previdência > Piauí

contribuição para o RPPS/PI por parte dos servidores do Poder Legislativo, do Poder Executivo, do Poder Judiciário, do MP, do Tribunal de Contas, das autarquias e das fundações será de 22%, incidente sobre a mesma base de cálculo das contribuições dos servidores da administração direta do estado.

O salário de contribuição corresponde à soma dos vencimentos do cargo e das vantagens pecuniárias temporárias e permanentes estabelecidas em lei.

O RPPS/PI poderá custear e conceder benefícios distintos daqueles concedidos pelo RGPS.

O servidor ocupante de cargo efetivo e em exercício de função de confiança poderá optar para que as parcelas percebidas em razão dessa função integrem ou não o seu salário de contribuição para efeitos de percepção de aposentadoria e pensão.

A contribuição de segurado do RPPS/PI será de 11% para remunerações e subsídios de até R$ 1.200,00, e de 12% para remunerações e subsídios que ultrapassem esse valor, excluindo-se os inativos e pensionistas que já se encontravam em gozo desse benefício na data da publicação da EC n.º41/2003.

Questão: 4 de 94

569936cb6170706547008af0

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Procuradoria Geral do Estado do Piauí

Cargo(s): Procurador do Estado

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Seguridade Social > Direito Previdenciário > Regimes da Previdência Social > Regimes Estaduais de Previdência > Piauí > Fundo de Previdência Social do regime próprio de previdência social dos servidores públicos do Estado do Piauí

segregação de massas visa equacionar o déficit atuarial existente no plano de benefício e obter, por consequência, o equilíbrio financeiro e atuarial por meio da alteração de regras e de valores dos benefícios previdenciários.

O plano de benefício é o conjunto de benefícios de natureza previdenciária ofertados pelo RPPS/PI, apresentando benefícios próprios e comuns que não se limitam àqueles previstos no RGPS.

A partir da segregação de massas de segurados, foram criados, no âmbito do RPPS/PI, um Plano Previdenciário e um Plano Financeiro, que se distinguem apenas no tocante ao momento de ingresso dos servidores no RPPS/PI.

A segregação de massas busca a equivalência entre receitas obtidas e obrigações existentes no RPPS/PI em cada exercício financeiro, como a equivalência, a valor presente, entre os fluxos das receitas estimadas e das obrigações futuras determinadas atuarialmente, no longo prazo.

Em caso de resultado superavitário no Plano Previdenciário por cinco anos consecutivos e com índice de cobertura superior a 1,50, o plano de custeio deverá ser revisto, permitindo-se, nesse caso, a transferência de recursos do mesmo para o Plano Financeiro.

Questão: 5 de 94

569936cb6170706547008af2

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Procuradoria Geral do Estado do Piauí

Cargo(s): Procurador do Estado

Ano: 2014

Matéria/Assunto: Seguridade Social > Direito Previdenciário > Regimes da Previdência Social > Regimes Estaduais de Previdência > Piauí > Fundo de Previdência Social do regime próprio de previdência social dos servidores públicos do Estado do Piauí

a vantagem decorrente de sentença judicial e o abono de permanência.

a vantagem de natureza remuneratória decorrente de sentença judicial e a remuneração do cargo em comissão, esta independentemente de opção do segurado.

o vale-transporte, o auxílio alimentação, as diárias em decorrência de viagens semanais a serviço e a remuneração do cargo em comissão, esta por opção expressa do segurado.

a vantagem de natureza remuneratória decorrente de sentença judicial e a remuneração do cargo em comissão, esta mediante opção expressa do segurado.

a vantagem de natureza remuneratória decorrente de sentença judicial, o abono de permanência, a gratificação por condição especial de trabalho, o vale-transporte, o auxílio alimentação e as diárias em decorrência de viagens semanais a serviço.