Questões de Educação - Ciências da Natureza - Professor - Biologia / Ciências Biológicas

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Questão: 1 de 4

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Banca: FCC

Órgão: Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento > Ciências da Natureza

Limitar a participação da população na elaboração de políticas públicas.

Diminuir os questionamentos sobre as verdades científicas.

Incentivar o posicionamento crítico em relação aos rumos da ciência.

Compreender que o processo de produção da ciência não é passível de controvérsias.

Reconhecer a neutralidade do processo de produção da ciência.

Questão: 2 de 4

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Ceará

Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento > Ciências da Natureza

ampara a continuidade dos modelos arcaicos de ensino, considerando os alunos entidades vazias de conhecimento, que devem ser preenchidas pelo professor detentor absoluto da informação inquestionável.

oferece um imperativo moral para a desconstrução das concepções objetivistas tradicionais acerca da natureza da ciência, da matemática e do conhecimento e para a reconstrução de suas epistemologias pessoais, práticas de ensino e relações pedagógicas com os alunos.

oferece alternativas didáticas estritas para aulas práticas, estabelecendo os conceitos fundamentais de biossegurança e orientação para a utilização de equipamentos de proteção individual, o que garante a manutenção da integridade física dos estudantes durante a execução das atividades em sala de aula.

estabelece a visão mecanicista e objetivista tradicional acerca das ciências e do conhecimento, gerando uma relação hierárquica entre o professor e os alunos na qual a informação e o conhecimento transitam em uma única direção.

postula que o ensino deve seguir o fluxo do professor para o estudante, sendo as experiências pessoais indiferentes para o enriquecimento do aprender.

Questão: 3 de 4

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Ceará

Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento > Ciências da Natureza

A utilização de jogos como instrumento pedagógico deve ser restrita ao uso de jogos prontos, nos quais as regras e os procedimentos estão predeterminados.

Os jogos, apesar de favorecerem o desenvolvimento espontâneo e criativo, têm o inconveniente de estimular a competição e reforçar as diferenças e as limitações individuais.

O jogo não deve ser o fim, mas o eixo que conduz a um conteúdo didático específico, sendo empregada, portanto, a ação lúdica para a compreensão de informações.

As aulas práticas devem ser utilizadas para confirmar os fenômenos ensinados nas aulas teóricas, ou seja, são uma aula teórica dada de outra maneira.

Se a escola não dispõe de laboratório, é impossível realizar atividades relacionadas às experimentações. Nessa situação, o professor deve utilizar exemplos de experiências clássicas já realizadas e discuti-las nas aulas teóricas.

Questão: 4 de 4

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Ceará

Cargo(s): Professor - Biologia / Ciências Biológicas

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento > Ciências da Natureza

O professor, além de não diversificar a escolha dos recursos didáticos, deve manter os mesmos recursos didáticos em diversas fases ou momentos do processo de ensino.

O uso de recursos didáticos deve servir de auxílio para que, no futuro, os alunos aprofundem e apliquem seus conhecimentos, e produzam outros conhecimentos a partir desses.

O professor deve estimular o aluno, por meio de recursos didáticos, a aprender o conhecimento construído e ministrado.

O professor deve conscientizar o aluno de que o conhecimento é dado como algo previamente formulado e de que ele deve receber o conhecimento e trabalhar no seu entendimento.

Os materiais didáticos devem ser sempre utilizados no ensino escolar, independentemente do contexto pedagógico, uma vez que só trarão benefícios ao aprendizado do aluno.