Questões de Educação - Base Nacional Comum Curricular - BNCC - Professor - Ciências
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Questão: 1 de 16
405794
Banca: IESES
Órgão: Pref. Palhoça/SC
Cargo(s): Professor - Ciências
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional / Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Apenas as assertivas I, II e III são corretas.
Apenas as assertivas I, IV e V são corretas.
As assertivas I, II, III, IV e V são corretas.
Apenas as assertivas I, III e V são corretas.
Questão: 2 de 16
390314
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: SEDUC/PR
Cargo(s): Professor - Artes
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional / Base Nacional Comum Curricular - BNCC
A comparação de competências aos recursos, ao saber-fazer e ao saber-ser evidencia a perspectiva da construção pessoal.
O estudante se torna competente ao realizar o somatório de conhecimentos, habilidades e valores.
O desenvolvimento de competências fortalece as ações que asseguram as aprendizagens, superando a dicotomia teoriaprática e enraizando os valores educativos.
As competências indicam, de maneira clara, o que deve ser ensinado aos estudantes para permitir-lhes alcançar sucesso pessoal e profissional.
Ao descrever as ações, o saber-fazer explica e possibilita as decisões pedagógicas e seu êxito.
Questão: 3 de 16
354574
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Ribeirão Preto/SP
Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional / Base Nacional Comum Curricular - BNCC
demarcar as fronteiras entre os sistemas federal, estaduais e municipais de ensino com vistas a fortalecer ações educativas e propostas pedagógicas independentes e locais.
superar a fragmentação das políticas educacionais, fortalecendo a colaboração entre as três esferas de governo e balizando a qualidade da educação ofertada.
estabelecer o modelo do projeto político-pedagógico escolar, visando assegurar o cumprimento dos princípios de gestão democrática em cada unidade e scolar.
atualizar as diretrizes que norteiam os currículos frente às novas demandas de aprendizagem, substituindo legalmente as deliberações do Plano Nacional de Educação (PNE).
eliminar as variações locais na elaboração dos currículos nos sistemas de ensino público e particular, reduzindo assim as desigualdades entre eles.
Questão: 4 de 16
415189
Banca: FUMARC
Órgão: SEDUC/MG
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional / Base Nacional Comum Curricular - BNCC
I e II.
III e IV.
I e III.
II e IV.
II e III.
Questão: 5 de 16
325011
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. São José dos Campos/SP
Cargo(s): Professor - Ciências
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Legislação Educacional / Base Nacional Comum Curricular - BNCC
aprender ciência como finalidade última no desenvolvimento da capacidade de atuação sobre o mundo, importante ao exercício pleno da autonomia e da cidadania.
o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos na última década, bem como uma aproximação direta aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.
o reconhecimento dos resultados científicos e sua aceitação baseada na crença na autoridade do professor ou do cientista e em suas respectivas instituições de pesquisa.
a capacidade de compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico e também a possibilidade de transformá-lo com base em aportes teóricos e processuais das Ciências.
a aquisição de conhecimentos históricos da ciência através dos trabalhos individuas de grandes cientistas que empregaram o método indutivo da investigação científica, baseado no positivismo.