Questões de Educação - Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico - Professor - Educação Especial
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Questão: 1 de 18
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Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Cananéia/SP
Cargo(s): Professor - Educação Especial
Ano: 2020
Matéria/Assunto: Educação > Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico
Democratização da educação.
Mediação pedagógica.
Dimensão administrativa.
Relações horizontais.
Organização escolar.
Questão: 2 de 18
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Banca: FGV
Órgão: Secretaria de Estado de Educação do Amazonas
Cargo(s): Pedagogo
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Educação > Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente a afirmativa II estiver correta.
se somente a afirmativa III estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Questão: 3 de 18
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Banca: Reis & Reis Auditores & Associados
Órgão: Prefeitura Municipal de Potim/SP
Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Educação > Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico
Por apresentar características decentralizadas, a gestão democrática permite com que a escola torne-se um local aberto ao diálogo.
A gestão democrática aponta para um espaço horizontal onde a tomada de decisões não ocorre através de uma hierarquia.
A gestão democrática é imprescindível no âmbito da elaboração do PPP.
A gestão democrática aponta para a organização dos elementos que influenciam de modo exclusivamente direto no trabalho pedagógico.
Questão: 4 de 18
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Banca: Reis & Reis Auditores & Associados
Órgão: Prefeitura Municipal de Potim/SP
Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Educação > Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico
Se elaborado da maneira adequada, o PPP adquire um caráter de guia, que indica o norte das ações de professores, alunos, colaboradores, família e de toda a comunidade escolar. É importante que ele seja impreciso o suficiente para deixar dúvidas aos agentes da educação sobre como implementar as mudanças necessárias.
O PPP visa melhorar a capacidade de ensino da escola como uma entidade inserida em uma sociedade democrática e de interações políticas.
O documento traz, em detalhes, todos os objetivos, diretrizes e ações que devem ser valorizados durante o processo educativo, fim último da escola. Nesse sentido, o PPP precisa expressar claramente a síntese das exigências sociais e legais da instituição e os indicadores e expectativas de toda a comunidade escolar.
Esse documento tem elaboração anual obrigatória pela legislação, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96). Essa obrigatoriedade tem como pano de fundo a possibilidade de que todos os membros envolvidos na comunidade escolar tenham acesso ao projeto, podendo dele participar e nele interferir sempre que necessário, a fim de que seja fruto de uma construção democrática.
Questão: 5 de 18
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Banca: FGV
Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Cargo(s): Professor - Filosofia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Educação > Projeto político-pedagógico da escola: concepção, princípios e eixos norteadores. Gestão educacional decorrente da concepção do projeto político-pedagógico
o projeto político pedagógico se constitui como um documento formal, intencional e articulador dos processos que ocorrem na escola.
a escola estadual deverá avaliar seu projeto político pedagógico a cada período de cinco anos.
o projeto político pedagógico é um conjunto de diretrizes organizacionais e operacionais que expressam e orientam os programas, projetos e práticas pedagógicas e administrativas da escola.
os planos e projetos de que a escola faz parte devem estar contemplados no projeto político pedagógico.