Questões de Educação - Matemática - Professor - Educação Infantil
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Questão: 1 de 5
420060
Banca: FUMARC
Órgão: Pref. Ipuã/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil
Ano: 2016
Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento / Matemática
I, II, III e IV.
I, II, IV e VI.
II, III, IV e V.
II, III, V e VI.
Questão: 2 de 5
320942
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Arujá/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil | Educação Básica
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Faixas Etárias / Criança/Desenvolvimento Infantil
realizadas com as crianças matriculadas no último ano da pré-escola, exclusivamente, pois, nessa fase, já possuem noções numéricas e estão sendo preparadas para o ingresso no ensino fundamental.
atividades escritas e de fácil resolução, que devem ser realizadas com as crianças da pré-escola, apenas. Antes de propor situações-problemas, o professor deve ensinar a realização das contas e aplicar o treino com diferentes números compreendidos entre zero e dez.
somente atividades e situações que envolvam os numerais escritos. Essas situações-problemas precisam ser propostas de forma lúdica, devem envolver exclusivamente o conceito de número e estar relacionadas às parlendas e histórias que têm números.
atividades planejadas, jogos, busca e seleção de informações, resolução de problemas não convencionais e, até mesmo, convencionais, desde que permitam o desafio, ou seja, desencadeiem na criança a necessidade de buscar uma solução com os recursos de que ela dispõe no momento.
propostas até mesmo na creche, pois os bebês e as crianças pequenas podem aprender a identificar numerais com materiais e objetos concretos, podendo também aprender a fazer contas com números baixos, devendo-se ensinar só até o número cinco.
Questão: 3 de 5
308331
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Ribeirão Preto/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil | PEB II
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Faixas Etárias / Criança/Desenvolvimento Infantil
as referências bibliográficas utilizadas para fundamentar as aulas.
a síntese da solução coletiva, mediada pelo educador.
os critérios de avaliação empregados para mediar o desempenho dos alunos.
o resumo das atividades de recuperação que serão aplicadas àqueles com notas ruins.
o detalhamento da metodologia aplicada para a exposição dos conceitos.
Questão: 4 de 5
437740
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Guarulhos/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil | PEB I
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento / Matemática
a criança precisa ter aprendido bem os conceitos numéricos para resolver problemas adequadamente.
para resolver problemas, é preciso que as crianças sejam leitoras, isto é, capazes de ler e interpretar o enunciado do problema.
as problematizações devem ter como objetivo alcançar algum conteúdo que mereça ser ensinado e aprendido.
para resolver problemas, as crianças precisam antes ter algum conhecimento sobre operações e sinais matemáticos.
um problema deve ter números, e todos os números devem ser utilizados para sua resolução.
Questão: 5 de 5
437741
Banca: VUNESP
Órgão: Pref. Guarulhos/SP
Cargo(s): Professor - Educação Infantil | PEB I
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento / Matemática
o aluno, depois da resolução do problema, tem acesso à correção individual por parte do professor, que atribui notas por desempenho e apresenta um modelo padrão de pensamento matemático a ser seguido.
os alunos autocorrigem suas atividades: os que as realizaram conforme o procedimento escolhido pelo professor avaliam seu trabalho como correto, os outros copiam a resolução oficial.
o professor determina quais são as ferramentas que podem ou não ser utilizadas na resolução de problemas de matemática; por exemplo, o professor pode determinar que os alunos não utilizem palitinhos para a realização dos cálculos.
o aluno, para organizar sua atividade de resolução de problemas, deve buscar, entre todos os seus conhecimentos matemáticos, aqueles que lhe pareçam pertinentes, tomar as decisões que correspondam à escolha destes, prever possíveis resultados etc.
os números são ensinados aos poucos, conforme a ordem numérica, e as crianças somente podem resolver problemas se previamente o professor lhes ensinou os procedimentos canônicos, como a escrita convencional dos números, as contas etc.