Questões de Educação - Matemática - Professor - Educação Infantil

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 5

420060

copy

Banca: FUMARC

Órgão: Pref. Ipuã/SP

Cargo(s): Professor - Educação Infantil

Ano: 2016

Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento / Matemática

I, II, III e IV.

I, II, IV e VI.

II, III, IV e V.

II, III, V e VI.

Questão: 2 de 5

320942

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Arujá/SP

Cargo(s): Professor - Educação Infantil | Educação Básica

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Faixas Etárias / Criança/Desenvolvimento Infantil

realizadas com as crianças matriculadas no último ano da pré-escola, exclusivamente, pois, nessa fase, já possuem noções numéricas e estão sendo preparadas para o ingresso no ensino fundamental.

atividades escritas e de fácil resolução, que devem ser realizadas com as crianças da pré-escola, apenas. Antes de propor situações-problemas, o professor deve ensinar a realização das contas e aplicar o treino com diferentes números compreendidos entre zero e dez.

somente atividades e situações que envolvam os numerais escritos. Essas situações-problemas precisam ser propostas de forma lúdica, devem envolver exclusivamente o conceito de número e estar relacionadas às parlendas e histórias que têm números.

atividades planejadas, jogos, busca e seleção de informações, resolução de problemas não convencionais e, até mesmo, convencionais, desde que permitam o desafio, ou seja, desencadeiem na criança a necessidade de buscar uma solução com os recursos de que ela dispõe no momento.

propostas até mesmo na creche, pois os bebês e as crianças pequenas podem aprender a identificar numerais com materiais e objetos concretos, podendo também aprender a fazer contas com números baixos, devendo-se ensinar só até o número cinco.

Questão: 3 de 5

308331

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Ribeirão Preto/SP

Cargo(s): Professor - Educação Infantil | PEB II

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Faixas Etárias / Criança/Desenvolvimento Infantil

as referências bibliográficas utilizadas para fundamentar as aulas.

a síntese da solução coletiva, mediada pelo educador.

os critérios de avaliação empregados para mediar o desempenho dos alunos.

o resumo das atividades de recuperação que serão aplicadas àqueles com notas ruins.

o detalhamento da metodologia aplicada para a exposição dos conceitos.

Questão: 4 de 5

437740

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Guarulhos/SP

Cargo(s): Professor - Educação Infantil | PEB I

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento / Matemática

a criança precisa ter aprendido bem os conceitos numéricos para resolver problemas adequadamente.

para resolver problemas, é preciso que as crianças sejam leitoras, isto é, capazes de ler e interpretar o enunciado do problema.

as problematizações devem ter como objetivo alcançar algum conteúdo que mereça ser ensinado e aprendido.

para resolver problemas, as crianças precisam antes ter algum conhecimento sobre operações e sinais matemáticos.

um problema deve ter números, e todos os números devem ser utilizados para sua resolução.

Questão: 5 de 5

437741

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Guarulhos/SP

Cargo(s): Professor - Educação Infantil | PEB I

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Educação > Prática pedagógica e áreas do conhecimento / Matemática

o aluno, depois da resolução do problema, tem acesso à correção individual por parte do professor, que atribui notas por desempenho e apresenta um modelo padrão de pensamento matemático a ser seguido.

os alunos autocorrigem suas atividades: os que as realizaram conforme o procedimento escolhido pelo professor avaliam seu trabalho como correto, os outros copiam a resolução oficial.

o professor determina quais são as ferramentas que podem ou não ser utilizadas na resolução de problemas de matemática; por exemplo, o professor pode determinar que os alunos não utilizem palitinhos para a realização dos cálculos.

o aluno, para organizar sua atividade de resolução de problemas, deve buscar, entre todos os seus conhecimentos matemáticos, aqueles que lhe pareçam pertinentes, tomar as decisões que correspondam à escolha destes, prever possíveis resultados etc.

os números são ensinados aos poucos, conforme a ordem numérica, e as crianças somente podem resolver problemas se previamente o professor lhes ensinou os procedimentos canônicos, como a escrita convencional dos números, as contas etc.