Questões de Educação - Parâmetros Curriculares Nacionais - Professor - Geografia
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 5
5293870de075b3318600006f
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Sertãozinho/SP
Cargo(s): Professor - Geografia
Ano: 2012
Matéria/Assunto: Educação > Parâmetros Curriculares Nacionais
deve assumir um caráter de terminalidade e de medição de conteúdos aprendidos.
tem de acontecer pontualmente, isto é, em momentos específicos ou ao final de períodos de trabalho.
é de exclusiva responsabilidade do professor, o qual detém e domina os instrumentos adequados para sua aplicação.
tem como foco o controle externo do aluno mediante notas e conceitos.
fornece subsídios para que os professores ajustem, orientem e reorientem sua prática educacional.
Questão: 2 de 5
5ef0c97d0905e9505b77c041
Banca: Instituto QUADRIX
Órgão: Prefeitura Municipal de Cristalina/GO
Cargo(s): Professor - Educação
Ano: 2018
Matéria/Assunto: Educação > Parâmetros Curriculares Nacionais
Este é um tema de difícil solução, uma vez que aos órgãos governamentais compete a garantia do equilıb́rio dos ecossistemas.
Este é um tema polêmico e de forte impacto social, uma vez que o problema da desnutrição e da fome configura crime inafiançável.
A proteção aos animais resulta da grande privação econômica do País, que condena as espécies à extincã̧o.
Este é um falso dilema, pois a situação das crianças no Brasil não envolve competicã̧o com a situacã̧o de qualquer espećie ameaca̧da de extincã̧o.
O problema é pertinente, pois o ser humano é o principal foco de uma educação para o equilıb́rio ambiental e, portanto, tem prioridade em relação às outras espécies.
Questão: 3 de 5
5f160a820905e967d0fa7447
Banca: IBFC
Órgão: Prefeitura Municipal de Vinhedo/SP
Cargo(s): Professor - Geografia
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Parâmetros Curriculares Nacionais
O currículo é a expressão de princípios e metas do projeto educativo, que precisam ser flexíveis para promover discussões e reelaborações quando realizado em sala de aula
O currículo é considerado nos PCN como o conjunto determinado de disciplinas mínimas obrigatórias nas escolas
O currículo é apontado como o conjunto de matérias mínimas dos cursos disciplinares
O currículo é entendido como o conjunto de temas e conteúdos das aulas nas disciplinas do Ensino Fundamental
Questão: 4 de 5
6474c813847d773d4d4c83b0
Banca: IBFC
Órgão: Secretaria de Estado de Educação da Bahia
Cargo(s): Professor - Língua Inglesa
Ano: 2023
Matéria/Assunto: Educação > Parâmetros Curriculares Nacionais
Conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira
Conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais. Valorizando o território e aprofundando o conhecimento do ambiente cultural do entorno escolar
Conhecimento das desigualdades socioeconômicas para trabalhar interdisciplinarmente no currículo da escola
Conhecimento excludentes e o preconceito cotidiano que causam as injustiças e criam violência frequente nas mídias sociais
Conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais, mas releva a igualdades socioeconômicas e à crítica aos comportamentos sociais discriminatórias e excludentes que permeiam nossa sociedade
Questão: 5 de 5
647dee682bd62f887800767b
Banca: IBFC
Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Cargo(s): Professor - Geografia
Ano: 2015
Matéria/Assunto: Educação > Parâmetros Curriculares Nacionais
Os tópicos e habilidades selecionadas expressam a espacialidade complexa de lugares, regiões, territórios, paisagens quando problematizam as contradições do capital (crítica ), da sociedade com a natureza (socioambiental), da sociodiversidade (cultural).
Nessa perspectiva, os alunos devem desvendar o que Milton Santos considera “uma, de consciência de época em que vivemos”, as relações culturais, patrimoniais e ambientais transversalizando e complexificando os tópicos.
O que deve ser resgatada como saberes culturais, diferenciando-se assim da Geografia escolar definida pela tradição é a Geografia do presente.
Os conteúdos geográficos selecionados possibilitam novas mentalidades e atitudes não comprometidas com sustentabilidade ambiental, política, econômica, cultural e social.