Questões de Educação - Parâmetros Curriculares Nacionais - Professor - Geografia

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Questão: 1 de 5

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Sertãozinho/SP

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2012

Matéria/Assunto: Educação > Parâmetros Curriculares Nacionais

deve assumir um caráter de terminalidade e de medição de conteúdos aprendidos.

tem de acontecer pontualmente, isto é, em momentos específicos ou ao final de períodos de trabalho.

é de exclusiva responsabilidade do professor, o qual detém e domina os instrumentos adequados para sua aplicação.

tem como foco o controle externo do aluno mediante notas e conceitos.

fornece subsídios para que os professores ajustem, orientem e reorientem sua prática educacional.

Questão: 2 de 5

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Banca: Instituto QUADRIX

Órgão: Prefeitura Municipal de Cristalina/GO

Cargo(s): Professor - Educação

Ano: 2018

Matéria/Assunto: Educação > Parâmetros Curriculares Nacionais

Este  é  um  tema  de  difícil  solução,  uma  vez  que  aos  órgãos  governamentais  compete  a  garantia  do  equilıb́rio dos ecossistemas.

Este  é  um  tema  polêmico  e  de  forte  impacto  social,  uma  vez  que  o  problema  da  desnutrição  e  da  fome  configura crime inafiançável.

A  proteção  aos  animais  resulta  da  grande  privação  econômica  do  País,  que  condena  as  espécies  à  extincã̧o.

Este é um falso dilema, pois a situação das crianças no  Brasil  não  envolve  competicã̧o  com  a  situacã̧o  de  qualquer espećie ameaca̧da de extincã̧o.

O  problema  é  pertinente,  pois  o  ser  humano  é  o  principal  foco  de  uma  educação  para  o  equilıb́rio  ambiental  e,  portanto,  tem prioridade  em  relação  às  outras espécies.

Questão: 3 de 5

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Banca: IBFC

Órgão: Prefeitura Municipal de Vinhedo/SP

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Parâmetros Curriculares Nacionais

O currículo é a expressão de princípios e metas do projeto educativo, que precisam ser flexíveis para promover discussões e reelaborações quando realizado em sala de aula

O currículo é considerado nos PCN como o conjunto determinado de disciplinas mínimas obrigatórias nas escolas

O currículo é apontado como o conjunto de matérias mínimas dos cursos disciplinares

O currículo é entendido como o conjunto de temas e conteúdos das aulas nas disciplinas do Ensino Fundamental

Questão: 4 de 5

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Banca: IBFC

Órgão: Secretaria de Estado de Educação da Bahia

Cargo(s): Professor - Língua Inglesa

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Educação > Parâmetros Curriculares Nacionais

Conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira

Conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais. Valorizando o território e aprofundando o conhecimento do ambiente cultural do entorno escolar

Conhecimento das desigualdades socioeconômicas para trabalhar interdisciplinarmente no currículo da escola

Conhecimento excludentes e o preconceito cotidiano que causam as injustiças e criam violência frequente nas mídias sociais

Conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais, mas releva a igualdades socioeconômicas e à crítica aos comportamentos sociais discriminatórias e excludentes que permeiam nossa sociedade

Questão: 5 de 5

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Banca: IBFC

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Cargo(s): Professor - Geografia

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Educação > Parâmetros Curriculares Nacionais

Os tópicos e habilidades selecionadas expressam a espacialidade complexa de lugares, regiões, territórios, paisagens quando problematizam as contradições do capital (crítica ), da sociedade com a natureza (socioambiental), da sociodiversidade (cultural).

Nessa perspectiva, os alunos devem desvendar o que Milton Santos considera “uma, de consciência de época em que vivemos”, as relações culturais, patrimoniais e ambientais transversalizando e complexificando os tópicos.

O que deve ser resgatada como saberes culturais, diferenciando-se assim da Geografia escolar definida pela tradição é a Geografia do presente.

Os conteúdos geográficos selecionados possibilitam novas mentalidades e atitudes não comprometidas com sustentabilidade ambiental, política, econômica, cultural e social.