Questões de História - Bahia - Professor - História
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Questão: 1 de 5
5f3bc22d0905e935b295ba5c
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de Peruíbe/SP
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2019
Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Bahia
apontar para os riscos do estabelecimento de um culto cívico em uma nação que não reconhece a sua formação étnica-cultural.
substituir o culto da guerra a um povo irmão pela celebração do país das três raças irmanadas, em uma clara disputa pela memória histórica.
criticar o governo republicano pela sua incapacidade em criar comemorações que exaltem o amor à Pátria.
apontar como a nacionalidade brasileira foi forjada por meio de guerra de expansão, caso da Guerra do Paraguai.
destacar o heroísmo do Exército nacional durante a guerra contra os paraguaios na segunda metade do século XIX.
Questão: 2 de 5
5f84fea50905e94534e812b2
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Secretaria de Estado da Administração da Bahia
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2011
Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Bahia
o fim do regime escravocrata.
a independência da Bahia.
o respeito aos princípios constitucionalistas.
recuperar o estatuto de Salvador como capital do Brasil.
Questão: 3 de 5
6560ab9c04f21c428905aaae
Banca: IBFC
Órgão: Secretaria de Estado de Educação da Bahia
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Bahia
Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Apenas a afirmativa III está correta
Apenas as afirmativas II e III estão corretas
As afirmativas I, II e III estão corretas
Apenas a afirmativa I está correta
Questão: 4 de 5
6560ab9c04f21c428905aab0
Banca: IBFC
Órgão: Secretaria de Estado de Educação da Bahia
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Bahia
Hábito de ficar ou dormir na rede
Cerâmicas de Maragojipinho e Najé, com suas gamelas, talhas, potes e moringas de barro
Alimentação com uso de raízes comestíveis como aipim, inhame e batata-doce
Embora tendo observado, europeus não conseguiram aprender com os indígenas a técnica de conservação dos alimentos chamada “moquém”
A prática da agricultura de coivara
Questão: 5 de 5
6560ab9d04f21c428905aac6
Banca: IBFC
Órgão: Secretaria de Estado de Educação da Bahia
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Bahia
Campanhas ou bandeiras eram realizadas contra grupos de botocudos (aimorés ou grens, também chamados de kren ou krenak), mas também de maxakalys e pataxós
Durante o Segundo Reinado o avanço sobre o território das populações indígenas ali residentes recuou
A partir da década de 1840 o conflito deslocouse para o extremo sul da Bahia, em que predominavam pataxós, maxakalys e naquenenuques
Os capuchinhos gozavam de boa reputação perante as autoridades, vistos como bempreparados para realizar uma “civilização” dos indígenas sobretudo com relação ao preparo para o trabalho
Alegando dificuldade financeira, o Governo da Província via como alternativa a utilização do trabalho indígena nas obras públicas