Questões de História - Paraná - Professor - História

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Questão: 1 de 7

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2021

Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Paraná

O paranismo sempre foi desprovido de referência ameríndia.

A união da população paranaense, pela perspectiva do movimento paranista, ocorreria pela arte e pela unidade religiosa.

O movimento paranista buscava engrandecer, mediante o culto ao agrarismo e à tradição artesã, o que considerava o mais promissor estado da República.

A construção do imaginário paranaense pelo movimento paranista ancorava-se na conjuntura gloriosa em que viveu o estado na Era Vargas.

O movimento paranista contribuiu, por meio de símbolos, para a construção de um estereótipo do povo paranaense, cuja identidade era apresentada como fruto da integração de raças.

Questão: 2 de 7

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2021

Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Paraná

I e IV.

II e III.

III e IV.

I, II e III.

I, II e IV.

Questão: 3 de 7

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2021

Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Paraná

Em meados do século XVIII, foram encontradas jazidas de diamantes na região de Paranaguá.

A ocupação do planalto de Curitiba foi realizada por colonos espanhóis oriundos da região do atual Paraguai.

A instalação do pelouro nas vilas coloniais reforçava que estas estavam sob o domínio da Coroa portuguesa.

O movimento de vicentinos da Capitania de São Vicente para o sul da colônia americana teve como principais motivos a captura de indígenas e o comércio com espanhóis.

As jazidas de ouro eram abundantes na região, o que motivou a intensa migração de portugueses, bem como uso de mão de obra asiática no novo negócio de exportação.

Questão: 4 de 7

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2021

Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Paraná

Esse conflito foi uma guerra civil que se iniciou no Rio Grande do Sul e que se espalhou pelos outros estados da região Sul.

A maior parte das áreas contestadas, que ficaram por décadas sob o poder da justiça, acabaram doadas aos republicanos e laicos camponeses locais.

A construção da estrada de ferro que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul foi fator determinante para dificultar os acordos sobre os limites de fronteira entre Paraná e Santa Catarina.

A região contestada possuía uma estreita área, pouco devoluta, na qual se explorava carvão mineral.

Taquaruçu tinha como um de seus líderes religiosos o monge Antônio Conselheiro, morto no confronto entre o Regimento de Segurança do Paraná e os caboclos ali assentados.

Questão: 5 de 7

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Banca: NC-UFPR

Órgão: Prefeitura Municipal de Curitiba/PR

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História e Geografia dos Estados Brasileiros > Paraná

Ambos os autores concordam sobre o fato de que o território paranaense era desabitado no período da emancipação política, sendo uma paisagem natural a ser desbravada.

O texto de Wilson Martins é uma demonstração que valida a afirmação de Lúcio Tadeu Mota sobre a produção intelectual que reiterou a ideologia do “vazio demográfico”.

Ao mencionar os “dezenove pequenos oásis”, Wilson Martins se refere aos núcleos de colonização de imigrantes, instaurados pelo governo provincial do Paraná na primeira metade do século XIX.

Lúcio Tadeu Mota, no fragmento citado, desconsidera a existência de uma população de indígenas e caboclos que habitava a região muito antes da imigração e da colonização feita por estrangeiros.

Os dois textos evidenciam que o conhecimento histórico é cumulativo, pois a produção mais atual de Lúcio Tadeu Mota introduz elementos que completam o conhecimento produzido anteriormente, por Wilson Martins.