Questões de Direitos Humanos - Declaração de Salamanca - Professor - Matemática

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Questão: 1 de 4

400980

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Banca: IDECAN

Órgão: IF/PB

Cargo(s): Professor - Matemática | CÓD 27 - Professor EBTT –

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Sistema Global de Direitos Humanos / Instrumentos Normativos / Declaração de Salamanca

O princípio da educação inclusiva é a garantia de educação de qualidade para todos, independente de características físicas, mentais, psíquicas, culturais e sociais.

O ensino regular não está apto para atender todos os alunos e, portanto, não pode enfrentar a situação de exclusão escolar das crianças com necessidades especiais.

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, em que o primeiro passo para o bom funcionamento do sistema é a correta identificação e separação dos alunos especiais.

A educação inclusiva é fundamentada nos princípios de que todos são iguais e precisam do mesmo tratamento.

A inclusão escolar tem início no ensino fundamental, e sua oferta deve ocorrer, preferencialmente, em centros educacionais em interface com os serviços de saúde e assistência social.

Questão: 2 de 4

344774

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: SEAD/BA

Cargo(s): Professor - Língua Portuguesa

Ano: 2011

Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Sistema Global de Direitos Humanos / Instrumentos Normativos / Declaração de Salamanca

O acesso de crianças e jovens com necessidades educacionais especiais ao sistema regular de ensino propicia a formação de escolas inclusivas, um dos principais meios para o fortalecimento do princípio da educação para todos.

Os alunos com necessidades educacionais especiais devem frequentar escolas regulares, admitindo-se como critérios para a sua inclusão nas turmas o desempenho escolar e características de conduta moral.

Uma vez que todas as crianças devem ter a mesma oportunidade de permanência na escola e de aproveitamento escolar, devem ser desconsiderados quaisquer características, interesses ou habilidades peculiares a essas crianças.

O ato de ensinar deve apoiar-se nas semelhanças entre os alunos com necessidades educacionais especiais.

Questão: 3 de 4

91510

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: SEDUC/AM

Cargo(s): Professor - Matemática | 2

Ano: 2011

Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Sistema Global de Direitos Humanos / Instrumentos Normativos / Declaração de Salamanca

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que se
seguem, acerca da educação especial na perspectiva da educação
inclusiva.
A garantia de educação para todos os alunos, com ou sem deficiência, no mesmo espaço educacional teve início com a Declaração de Salamanca, em 1994.

Questão: 4 de 4

585152

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Banca: MS CONCURSOS

Órgão: Pref. Juti/MS

Cargo(s): Professor - Matemática

Ano: 2019

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Direitos Humanos > Sistema Global de Direitos Humanos / Instrumentos Normativos / Declaração de Salamanca

V – V – F – V.

V – F – F – F.

V – F – V – V.

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